A Faculdade Vale do Cricaré se transforma no primeiro centro universitário privado do norte do Espírito Santo. A portaria do Ministério da Educação foi publicada oficialmente ontem e reconhece o crescimento organizacional da instituição.

A Reportagem conversou com o diretor presidente da FVC Solimar Roberto Riva, com o diretor administrativo financeiro adjunto Daniel Salume Silva e com o diretor acadêmico adjunto Gabriel Vicente Riva. Para eles, esta transformação é uma vitória da comunidade acadêmica e das comunidades mateense e regional.

Fundada em 1997 em São Mateus, a Faculdade Vale do Cricaré, agora transformada em centro universitário, segue em processo de evolução e expansão. Foto: Divulgação

A FVC foi fundada em São Mateus em 6 de maio de 1997, com três cursos, e hoje possui 16 cursos de graduação, um programa de mestrado e outros programas de pós-graduação nas áreas de Direito, Saúde, Educação e Tecnologia.

Solimar destaca que, para alcançar o reconhecimento como centro universitário, a FVC foi avaliada pelo Ministério da Educação. Daniel Salume detalha que foram contemplados

itens como estrutura, notas, Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), além de possuir mais da metade dos docentes com Mestrado ou Doutorado.

Leia também:   Bombeiros capixabas são enviados para buscas de vítimas após chuvas no Rio Grande do Sul

A partir destes itens, uma comissão formada por doutores analisou por quatro dias os critérios que elevaram a faculdade a centro universitário.

Aceitação da sociedade

Para o diretor presidente Solimar Roberto Riva, a transformação em centro universitário é fruto da acei-tação da sociedade no norte do Estado, “que tem participado e tem evoluído junto com a Faculdade Vale do Cricaré”.

Daniel explica que a transformação em centro universitário faz com que a instituição, genuinamente mateense, possa a ter mais autonomia institucional, por exemplo, ao não necessitar mais que a Universidade Federal do Espírito Santo emita os diplomas de graduação.

Além disso, o reconhecimento possibilita uma expansão no território capixaba e ratifica a qualidade educacional da instituição, dando mais segurança a quem se forma ou se formou na FVC

Práticas de inovação e pesquisa contribuíram para o reconhecimento

Diretor acadêmico adjunto, Gabriel Vicente Riva destaca que vários fatores que mostram a evolução da Faculdade Vale do Cricaré na prática da inovação e pesquisa contribuíram para esse reconhecimento do Ministério da Educação. Ele cita como exemplo o Centro de Internacionalização, “que leva o aluno onde ele queira para obter conhecimento no Mundo” além de uma educação voltada à prática do aluno dentro do curso, como o Núcleo de Práticas Jurídicas e a Clínica-Escola.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

Segundo Gabriel, por meio da Clínica-Es-cola, a FVC “desempenha um importante papel na vacinação contra a covid-19 em São Mateus”. Gabriel frisa ainda que a FVC segue ao lado da comunidade contribuindo para o fortalecimento das potencialidades regionais. “Uma educação de ponta, com e para a população do norte do Espírito Santo”.

O diretor presidente Solimar Roberto Riva enfatiza que a evolução junto à comunidade não parou durante a pandemia, já que neste período foram abertos os cursos de Odontologia, Farmácia e Bacharelado de Educação Física, além da implantação do Centro de Internacionalização. Ele reforça que a conquista do centro universitário é resultado dos esforços de docentes, profissionais administrativos da instituição e da própria comunidade regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here