Transformar vidas por meio da qualificação profissional. Uma atitude que devolve a autoestima, traz conhecimento e impulsiona a independência financeira. É isso que a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Sesi ES e Senai ES, vai estimular com o Programa +Elas: Empreender e Aprender, capacitando mulheres acima de 20 anos, em situação de vulnerabilidade social, chefes de família e mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência doméstica.

“Acredito muito no potencial da mulher, mas nem sempre ela tem a oportunidade de crescer. Esse é mais um projeto que reforça a importância do papel da mulher na sociedade, promove a sua independência financeira e busca inseri-la no mercado de trabalho. Queremos estimular a formação de mão de obra entre as mulheres” – ressalta a presidente da Findes, Cris Samorini.

Os cursos, nas áreas de Confecção e Panificação, serão realizados nos municípios de São Mateus, Vitória, Vila Velha, Guarapari e Cariacica. O objetivo é atender cerca de 240 mulheres. As aulas já iniciaram em algumas unidades, mas ainda há vagas.

Leia também:   ESPECIAL DIA DO TRABALHADOR: Relação de trabalho avança com mais benefícios, aponta presidente de conselho da Findes

No Senai de São Mateus será oferecido o curso de Técnicas de Costura Industrial do Vestuário, no turno vespertino.

“O projeto, que surgiu por meio de um convênio com o Ministério da Mulher, traz trilhas de capacitação conceituadas como caminhos alternativos e flexíveis para o desenvolvimento pessoal e profissional, com a finalidade de desenvolver mulheres e prepará-las para o mercado, seja para empreender ou para atuar na indústria capixaba” – explica a gerente do Senai Profissional, Aline Fernandes.

 

METODOLOGIA

A proposta de capacitação visa uma formação integrada por meio de trilha de desenvolvimento, com itinerário programado, contendo acolhida inicial, levantamento de expectativas e possibilidades, sessões de sensibilização e acompanhamento psicossocial em grupo ou individual, progressivamente sendo inseridos os cursos de capacitação profissional, de preparação para o mercado de trabalho e apoio pedagógico –reforço escolar.

Foto do destaque: Findes/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here