Depois de dois anos sendo produzido e apresentado em formato on-line por conta da epidemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Festival Sérgio Sampaio, em sua 16ª edição, retoma a sua forma original com presença de público, nas próximas terça-feira (12) e quarta-feira (13), este último marcando a data de nascimento do artista.

Nesta edição, a tradicional homenagem ao compositor e cantor cachoeirense tem como proposta apresentar uma leitura que explora os contornos dramáticos da obra do artista, trazendo ainda um line up exclusivo de artistas mulheres.

O evento é uma realização do Clube Capixaba do Vinil e do Centro Cultural Sesc-Glória, com produção artística da FiNA e apoio da MP publicidade, TVE e da Secretaria da Cultura (Secult). Este ano, o evento será transmitido ao vivo pela TVE.

O festival começa na próxima terça-feira (12) com dois importantes nomes da cultura brasileira reunidos no palco do teatro Glória: a pianista, cantora e atriz paulistana Cida Moreira, e a escritora e professora capixaba Bernadette Lyra.

Ambas apresentam trabalhos que dialogam diretamente com a obra de Sérgio Sampaio. Bernadette Lyra, além de já ter participado de bate-papo sobre Sérgio Sampaio, tem texto inspirado na obra do Velho Bandido na coletânea “Sem a loucura não dá”, com organização de Gustavo Binda e Aline Dias.

Leia também:   Sexta-feira sem chuva no Espírito Santo

Já Cida Moreira, artista versátil como atriz, cantora e musicista – com discografia extensa, participação em filmes, minisséries, novelas e incontáveis direções musicais em teatro no currículo – vem circulando, nos últimos anos, com o espetáculo “Boleros e Outras Delícias – Canções de Sérgio Sampaio”, que cria interseções e enfatiza as conexões da obra de Sampaio com o universo da música latino-americana.

Neste encontro, que certamente será um dos momentos mais marcantes da história do Festival, as duas artistas vão conversar sobre a obra e a vida do compositor capixaba, com direito ao piano e à voz de Cida nos interstícios desse diálogo litero-musical.

A programação deste ano investe também em nomes que despontam no cenário musical do Espírito Santo, trazendo, no segundo dia do Festival, um show inédito produzido com o trio de musicistas formado por Dora Dalvi (nos violões – e que também assina a direção musical), Heviny Moura (no contrabaixo e violino) e Paula Maddi (bateria), além das cantoras Luiza Dutra, Elaine Vieira, Aline Maria e Tamy.  Juntas, elas oferecerão ao público um mosaico da diversidade rítmica, poética e melódica da obra do homenageado no dia em que ele completaria 75 anos.

Leia também:   Ricardo Ferraço autoriza edital para construção de barragem em Mucurici

Sobre o festival

O Festival Sérgio Sampaio acontece anualmente desde 2007 e tem como motivação resgatar e divulgar a obra de um dos mais importantes cantores e compositores brasileiros. Na edição deste ano, a proposta é trazer uma leitura das canções do artista explorando sua carga dramática, conferindo ainda visibilidade a artistas e profissionais da cultura que sejam ou se identifiquem mulheres, retomando o formato tradicional e presencial do projeto que alia bate-papo musical e show no tradicional palco do teatro Glória.

 

PROGRAMAÇÃO

16ª edição Festival Sérgio Sampaio

12 de abril (terça-feira), às 19h30

BATE-PAPO MUSICAL com Cida Moreira e Bernadette Lyra

Bate-papo Musical com dois grandes nomes da cultura contemporânea brasileira: a escritora e professora Bernadette Lyra e a pianista, atriz e cantora Cida Moreira.

 

13 de abril (quarta-feira) às 19h30

SHOW MUSICAL com Dora Dalvi, Heviny Moura, Paula Maddi, Aline Maria, Luiza Dutra, Elaine Vieira e Tamy

Marcando os 75 anos do nascimento de Sérgio Sampaio, o palco da 16ª edição do FSS apresenta um espetáculo inédito sob a direção musical de Dora Dalvi.

Leia também:   PRF salva bebê engasgado em rodovia federal no Espírito Santo

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here