Cerca de 200 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na madrugada desta quarta-feira (17), a Fazenda Coqueirinho, em São Mateus. A área, localizada no km 16 da BR-381, Rodovia Miguel Curry Carneiro, já foi sede da fábrica de amido de mandioca Inquinor, encontrando-se há alguns anos com galpões desativados.

A ocupação em São Mateus integra a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que faz memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, com o assassinato de 21 integrantes do MST.

De acordo com nota do MST, a área tem 294 hectares, com uma parte devoluta de 28 hectares. Conforme o Movimento, a fazenda está com processo tramitando na Justiça Federal.

O MST detalha que a Jornada em 2024, com o lema Ocupar para o Brasil alimentar, é apresentada pelo movimento “como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis para a população do campo e da cidade, com o objetivo de combater a fome, gerar emprego e avançar no desenvolvimento do País”.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar registra que foi acionada para verificar uma invasão de propriedade na zona rural. No local, as equipes constataram a presença de aproximadamente 200 famílias, um ônibus e cerca de 40 carros. “Não há mais informações no boletim da PM” afirma a Assessoria de Comunicação da PMES.

MST

A Reportagem busca contato com lideranças do MST em São Mateus para outros detalhes. Assim que houver retorno a matéria será atualizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here