A exposição Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto, com o trabalho do coletivo inédito de 12 fotógrafos cegos, chega a São Mateus nesta sexta-feira (12). NO Espírito Santo, os tótens, distribuídos com 32 fotografias, já passaram pelo Parque Moscoso, em Vitória, entre maio e junho de 2023, e agora, além de São Mateus, chegam a Colatina, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com a assessoria do Projeto Escola de Fotógrafos Cegos, responsável pela exposição, as fotografias retroiluminadas fixadas em tótens de grande dimensão estarão expostas em área externa aberta ao público durante o período de um mês. “A exposição é o resultado de oito meses da oficina de fotografia e das saídas fotográficas da Escola de Fotógrafos Cegos, projeto desenvolvido pela Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) na Região Metropolitana [de Vitória]” – destaca.

Segundo a organização, a estrutura montada para receber os visitantes conta com recursos de acessibilidade. “Cada fotografia terá uma plaqueta com um QR Code que direciona para as audiodescrições, recurso de acessibilidade para pessoas cegas”, detalha.

As 32 imagens são de autoria dos 12 fotógrafos cegos que foram selecionados entre julho e agosto de 2022. A curadoria da exposição Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto foi feita pela artista Bárbara Bragato.

“A itinerância deste trabalho da Escola de Fotógrafos Cegos é fruto da iniciativa da SOCA Brasil, promovida por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), com apoio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-ES), e patrocínio da ES Gás”.

“Além das visitas guiadas à exposição voltadas a alunos dos ensinos fundamental e médio e ao público em geral, também haverá oficina de fotografia e rodas de conversa com os fotógrafos cegos sobre a forma de cada um fotografar, perceber o mundo e experienciar o seu ato fotográfico” – afirma a assessoria do projeto.

De acordo com a assessoria, os agendamentos em São Mateus já estão abertos e são feitos por meio do produtor local Marcelo Oliveira pelo telefone 9.9784.8010.

Foto do destaque: Júlio Gabriel & Cia Poéticas da Cena Contemporânea/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here