Por
Claudio Caterinque
Repórter

O deputado federal Evair de Melo, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, anunciou na tarde desta segunda-feira (18) que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou as licenças para início das obras de duplicação do trecho norte da BR-101 no Espírito Santo.

Em um vídeo que a Reportagem teve acesso, Evair aparece ao lado do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que confirma a liberação das licenças. “Licença da BR-101, para duplicação dela no Espírito Santo, trazendo mais desenvolvimento e garantindo a proteção ambiental” – frisou o ministro.

Ainda de acordo com o ministro Joaquim Leite, a concessionária Eco101, a partir de agora, deve iniciar as obras em breve, assim que forem vencidos outros tramites institucionais, como o pagamento de taxas no órgão licenciador federal.

Contudo, o deputado federal, não esclareceu se a licença ambiental liberada pelo Ibama contempla o trecho de 25 quilômetros que corta a Reserva de Sooretama. Até o fechamento desta Reportagem, o parlamentar ainda não havia respondido mensagem enviada ao telefone celular dele.

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DUPLICAÇÃO

Coordenador da bancada federal capixaba, o deputado Da Vitória afirmou recentemente que não há mais motivos para que a concessionária Eco101 não dê o início imediato das obras de duplicação da BR-101 no trecho entre o município de Serra e Pedro Canário.

“Não há hipótese de deixar de duplicar todo o trecho do norte quando um problema de interpretação que existe é na reserva de Sooretama”, sustenta.

O parlamentar revela que foi comunicado pelo presidente da Comissão Externa de Fiscalização da Duplicação da BR-101 no ES, o deputado federal Ted Conti, de que o Ibama concederia a licença ambiental para a execução das obras de duplicação de todo o trecho norte, mas excluindo os 25 quilômetros que ficam dentro da Reserva Biológica de Sooretama.

A bancada já esteve reunida com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar das obras de duplicação da BR-101.

A cobrança se deve ao fato de que a concessionária atrasa as obras de duplicação da rodovia sob concessão desde 2013.

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Foto do destaque: Eco101/Divulgação

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