A última etapa de inscrição da 3ª oferta de cursos profissionalizantes do Programa Qualificar ES começou nesta segunda-feira (7). Nesta fase, moradores de todo o Estado podem se inscrever para cursos on-line e semipresenciais gratuitos. As inscrições terminam no dia 16, conforme destaca a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

“Ao todo, serão oferecidas 10.500 vagas para cursos on-line e 350 vagas para cursos semipresenciais. Os números compõem o total das mais de 16,6 mil vagas da 3ª oferta do Qualificar ES” – frisa a Secti. Segundo a secretária da Secti Cristina Engel o programa visa ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho através de cursos de qualificação profissional gratuitos que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa.

“Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou a secretária.

Leia também:   País gera 157,2 mil vagas formais em setembro, maior resultado para o mês desde 2013

“Entre os cursos on-line, há a oferta de dez inéditos, além da reoferta de outros cinco. Moradores de todo o Estado, que tenham mais de 16 anos e acesso à internet, além de conhecimentos básicos de informática e de navegação na rede, podem se inscrever” – orienta.

ONLINE
Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate papo com os professores. O candidato selecionado poderá acessar o curso por meio de login e senha no site.

CURSOS SEMIPRESENCIAIS

Já em relação aos cursos semipresenciais, a oferta é composta por quatro opções. Em Vila Velha, haverá curso de “Educação Especial Inclusiva” para professores com licenciatura plena ou complementação pedagógica em qualquer área de docência. Bacharéis e tecnólogos também podem se inscrever desde que comprovem experiência de um ano de docência.

A oferta semipresencial traz ainda duas novidades: a abertura de vagas para cursos voltados a toda a população e a expansão do Qualificar ES para o município de Montanha, na Microrregião Nordeste do Estado.

Leia também:   País gera 157,2 mil vagas formais em setembro, maior resultado para o mês desde 2013

Os cursos de Tecnologias Digitais e Mercado de Trabalho e de Programação Neurolinguística – PNL, em Vila Velha, são abertos a todos. Em Montanha, o Programa ofertará o curso de Metodologias Ativas na Educação para profissionais da área da educação.

Os quatro encontros presenciais previstos para os cursos de Vila Velha acontecem no Centro Educacional de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Em Montanha, as quatro aulas presenciais acontecem no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here