O 1º Encontro Nacional de Gestores da Cultura foi realizado no Espírito Santo nesta semana. O evento aconteceu na segunda e terça-feira (15), no Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.

O encontro teve como objetivo abrir o diálogo entre gestores municipais, estaduais e federais de cultura, os respectivos fóruns e entidades representativas sobre políticas públicas da área, assim como o acesso às ações de fomento e a articulação de pautas do setor, como as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

A realização do encontro é do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura cuja presidência é do titular da pasta no Espírito Santo, Fabrício Noronha. Nos dois dias, ocorreram 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos com a participação de diversos convidados.

A secretária de Cultura de São Mateus, Domingas Dealdina, que participou do encontro, pontuou que, pela primeira vez após o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus, gestores municipais, estaduais e federais de cultura se encontraram para fortalecerem a articulação no avanço das pautas.
Foto: Divulgação

A secretária de Cultura de São Mateus, Domingas Dealdina, que participou do encontro, pontuou que, pela primeira vez após o período mais crítico da pandemia do novo coronavírus, gestores municipais, estaduais e federais de cultura se encontraram para fortalecerem a articulação no avanço das pautas.

Leia também:   Governo do ES realiza cerimônia de posse de 34 auditores fiscais da Receita Estadual

“O ponto alto, sem dúvidas, foi o encontro com os demais gestores de todos estados brasileiros, as informações necessárias e a certeza que a cultura está de volta” – afirma.

 

Atriz Elisa Lucinda diz  que o Estado está articulado com o resto do Brasil

Para a atriz e poeta capixaba Elisa Lucinda, o encontro de gestores da cultura é de extrema importância para o fortalecimento do setor em nível nacional. “A importância é total. O Espírito Santo sedia essa iniciativa, através do Fabrício Noronha, que é um visionário e está articulando o Estado com o resto do País. Essa é a maior importância do encontro, que é ter sido aqui [o encontro] para nos conectar” – frisa.

Elisa Lucinda ressalta o brilhantismo e competência de Margareth Menezes à frente do Ministério da Cultura.
Foto: Reprodução

Ela ressalta ainda outro ponto que considera importante. “Não adianta fazer política pública para os mesmos, para a bolha. Estamos num momento muito sortudo nesse sentido e de muita competência. A equipe de Margareth Menezes [ministra da Cultura] foi brilhante. Os gestores que conheci e tenho conhecido são incríveis. Estamos num Brasil novo, que respira sem aparelhos” – enfatiza.

Leia também:   Fórum de petróleo lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo 

 

PRESENÇAS

O encontro contou com ainda com a presença do governador Renato Casagrande e da presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, Eliane Parreiras, além da ministra do Supremo, Cármen Lúcia.

 

Foto do destaque: GovernoES-Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here