Com o objetivo de valorizar a leitura como fonte de informação e formação, além de possibilitar a utilização da linguagem como instrumento de aprendizagem e conhecimento, a Rede Sesc de Ensino realiza neste mês de abril o Projeto Sesc Literário”, em formato de feira em sete unidades da rede: São Mateus, Aracruz, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e Vila Velha.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sesc-ES, dom exceção de Linhares, que fará a atividade no dia 20 de abril, as demais unidades têm programação extensa neste sábado (13).

Na Escola Para a Vida Mesquita Neto, em São Mateus, as atividades serão realizadas entre 8h e 11h, com o tema Sesc, uma viagem ao mundo literário. A entrada é aberta ao público.

A gerente de Educação do Sesc, Tatiana Tilatti, explica que durante a programação serão desenvolvidas atividades sobre as referências literárias trabalhadas em sala de aula, além de encontrar caminhos para incentivar e proporcionar o hábito da leitura.

Leia também:   Aulas de jiu-jitsu ajudam autistas a desenvolverem habilidades e interação, aponta professor

“O objetivo é poder colaborar com o processo de apropriação da linguagem escrita, agregando conhecimento e produzindo conceitos significativos no desenvolvimento de ensino e aprendizado, respeitando as especificidades das nossas crianças e suas capacidades de compreensão do saber, através do contato com diferentes produções literárias” – destaca.

“O projeto Sesc Literário possibilita a integração entre família, escola e comunidade em geral, proporcionando aos alunos e demais convidados, a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meio de obras literárias clássicas e atuais, propiciando aos participantes uma nova compreensão das relações sociais e um novo olhar ao mundo da leitura” – frisa.

 

Ambiente humanizado 

 

O Sesc-ES detalha que, “com um ambiente humanizado, seguro, criativo e inovador, que desperta o prazer pelo aprender, as escolas oferecem educação infantil e fundamental com ensino bilíngue, atividades esportivas e recreativas, incluindo natação, espaço maker, além de estrutura de alto padrão e professores qualificados. Os estudantes também têm acesso à tecnologia, arte, cultura, natureza e interação social”.

E complementa: “A Rede Sesc de Ensino com suas oito unidades escolares, atuam na perspectiva do sociointeracionista, em que cada uma das experiências vividas faz com que a criança transforme suas capacidades e as significações elaboradas, abrindo-se para novos conhecimentos, modificando seu modo de agir. As escolas estabelecem as aprendizagens consideradas essenciais voltadas para a formação de um estudante participativo, crítico e criativo”.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

Foto do destaque: Sesc-ES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here