A linha de frente do combate ao Aedes Aegyptii, formada pelos veículos de aspersão de inseticida e fumacê, e pelas equipes da Vigilância Ambiental e Combate a Endemias, estão centrando esforços nos Bairros e localidades com maior número de casos notificados.

A população está sendo orientada para, em caso de sintomas, procurar uma Unidade de Saúde, não apenas pelo atendimento, mas para que o mapeamento dos casos seja o mais preciso possível.

“Através dos endereços dos pacientes, colhidos nas Unidades de Saúde, é possível saber com precisão onde está o maior número de casos, o que torna o enfrentamento mais fácil e o trabalho das equipes ainda mais produtivo” – alerta a secretária municipal de Saúde, Fernanda Encarnação.

DIA D E MINISTRA DA SAÚDE

Estamos vivendo uma epidemia de dengue. Esse é o posicionamento dos Governos Federal e Estadual. No sábado (02), escolhido pelo Ministério da Saúde para uma mobilização nacional intitulada Dia D de Combate à Dengue, a ministra da saúde, Nísia Trindade Lima, estará no Espírito Santo participando do ato.

Leia também:   IPTU 2024 já pode ser pago, com vencimento da cota única em 29 de maio

Além de centrar esforços no combate, o Dia D tem o objetivo de mobilizar a população, intensificando as ações de localização e eliminação de focos do mosquito, colocando os agentes de endemias na linha de frente.

Em São Mateus, além da Saúde, o Dia D vai ter participação intensiva também da secretaria de Meio Ambiente, que tem programada a ação Praia Limpa. “A ideia inicial era recolher o lixo da restinga e da praia. Essa coleta agora será ampliada para várias localidades de Guriri” – frisou o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Louzada.

 

DEVER DE CASA E DUAS FRENTES DE TRABALHO

O período chuvoso provocou atrasos no cronograma de limpeza pública – recolhimento de entulho – e capina, mas a Prefeitura começou a tirar esse atraso fazendo o dever de casa: os prédios públicos estão sendo os primeiros a receberem esses serviços.

Além do Centro Administrativo, todas as Escolas, Unidades de Saúde e outros espaços estão na lista em uma das frentes de trabalho. A outra frente prioriza os Bairros com maior número de notificações.

Leia também:   Amadeu pede rescisão de condenação por improbidade e solicita benefício da justiça gratuita

 

CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO

Elimine ou descarte adequadamente recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;

Mantenha vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;

Mantenha canaletas e calhas desobstruídas; não deixe restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas; mantenha ralos e ladrões de caixas d’água protegidos com telas; lave e escove bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana; nos pratos aparadores de vasos de plantas, coloque areia grossa, de forma a não acumular água; evite armazenar materiais que possam acumular água.

 

DISK DENGUE

(27) 99754-2162

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here