O prefeito Daniel Santana está em Brasília em busca de recursos junto ao Governo Federal para mudar a captação de água bruta no Rio Cricaré, além da perfuração de mais 20 poços artesianos profundos no Município e aquisição de caminhões-pipa. A busca de recursos federais foi articulada com a senadora Rose de Freitas, com quem o prefeito se reuniu nesta terça-feira (12). O projeto prevê investimento de R$ 55 milhões no total. Além da salinização, o rio agora corre o risco de ser contaminado pelo óleo que atinge o litoral brasileiro.

De acordo com informações do Saae, a nova captação no Rio Cricaré seria localizada no Bairro Jambeiro. Estima-se que será necessária uma adutora de aproximadamente três quilômetros de extensão para levar a água até a atual estação de bombeio.

A salinização no ponto de captação de água da autarquia no Rio Cricaré já atingiu o pico de 1.110 PPM na maré alta, e a estação está captando água no rio durante quatro horas por dia apenas. Caso seja confirmada a contaminação no rio pelo óleo, o abastecimento de água ficará restrito aos 15 poços artesianos perfurados pela Prefeitura em 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here