Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Lenize Silvares disse que 670 vacinas que sobraram após o fechamento da campanha de vacinação contra influenza em São Mateus estão reservadas para serem aplicadas em crianças. Por determinação do Ministério da Saúde, os pequenos de até 8 anos que vacinam pela primeira vez, devem receber uma segunda dose num intervalo de 30 dias da primeira aplicação.

Lenize acrescentou que o Governo do Estado enviou mais 400 doses complementares da vacina para São Mateus e que todas as unidades de saúde do Município foram informadas na sexta-feira (31) que não haveria prorrogação da campanha. Ela explica ainda que crianças de 6 meses até menos de 3 anos recebem duas doses da vacina de 0,25 ml cada, e de 3 a 8 anos, de 0,5 ml.

A coordenadora detalha que nesta campanha São Mateus vacinou 29.179 pessoas, sendo 27.006 do grupo prioritário, como gestantes, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, mulheres em puerpério e professores. O número corresponde a 93,93% do grupo prioritário, superando a meta de 90%.

Leia também:   Reforma prevê isenção para vacinas de covid, dengue e febre amarela

Lenize salienta que o restante dos imunizados fazem parte de um público alvo da campanha, mesmo não sendo do grupo prioritário, composto por trabalhadores do sistema prisional e população carcerária. Reforça ainda que militares foram incluídos pelo Governo Federal com a campanha já em andamento.

Segundo Lenize, não há previsão para o Município receber mais doses neste ano. A campanha começou no dia 10 de abril. As vacinas são encaminhadas pelo Governo Federal aos governos estaduais, que reencaminham as doses para os municípios.

Leia também: Mateenses relatam falta de vacina contra gripe nos postos de saúde

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here