O Ministério da Saúde comunicou que a partir de segunda-feira (3), toda a população poderia procurar as unidades de saúde para serem imunizados contra influenza, o vírus da gripe, até que os estoques se esgotassem. Contudo, em São Mateus, com o fechamento da campanha em 31 de maio, moradores procuraram a Rede TC para relatar que não encontraram vacinas disponíveis nos postos, gerando insatisfação dos usuários.

Em entrevista à Rede TC na manhã desta quinta-feira (6), a coordenadora do Programa Municipal de Imunização Lenize Silvares salientou que as vacinas que sobraram estão reservadas para as crianças, que devem receber uma segunda dose, que é dada num intervalo de 30 dias entre cada aplicação.

Morador de Guriri, o aposentado Ronaldo Bonela foi um dos que procurou a unidade de saúde do bairro na segunda-feira e não conseguiu vacinar. Como pertence ao grupo prioritário, ele disse que buscou pela imunização no último dia da campanha, 31 de maio, mas decidiu retornar na segunda alegando que tinha muita gente na fila. À Reportagem, ele disse ainda que recebeu a informação de servidores do posto que a vacinação seria estendida. Entretanto, relatou que não havia mais doses disponíveis quando retornou.

Para o aposentado, deveria haver um número maior de doses reservadas para quem não conseguiu vacinar dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Ronaldo acrescentou que já teve problemas para vacinar em anos anteriores, devido a questões relacionadas ao atendimento no posto de saúde de Guriri.

PORTAL TC ONLINE

Reportagem publicada no Portal TC Online na segunda-feira, na qual o Ministério da Saúde relatava que toda a população poderia ser vacinada contra a gripe até que durassem os estoques nos municípios, gerou grande repercussão.

“As vacinas acabaram”, disse Elisângela Silva Ferraz. Outra leitora, Meriele Calegari, frisou em comentário que na segunda-feira já tinha acabado as vacinas em São Mateus. Marise de Oliveira Pereira também afirmou que não havia vacina. Lucileide Oliveira Souza ponderou: “o que adianta está liberada e não ter a vacina”. Fabrícia Soares Segantini fez a mesma observação. Já Hilázio Pinheiros reforçou que em São Mateus não havia mais vacina na segunda.

Leia também: Doses que sobraram estão reservadas para crianças, garante Secretaria

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here