Em nota, o bispo de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, manifestou sobre o falecimento do arcebispo emérito de Mariana (MG) e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o capixaba Dom Geraldo Lyrio Rocha. “Dom Geraldo sempre nutriu profunda admiração pela nossa diocese de São Mateus e acompanhou toda nossa trajetória de Igreja”, destacou.

Dom Geraldo viajou para Altamira (PA) para pregar um retiro e, de maneira repentina, enquanto caminhava, caiu e fraturou o fêmur, no domingo. Foi internado para o primeiro atendimento, enquanto se tentava transferência para Vitória no Espírito Santo, mas sofreu uma parada cardíaca e faleceu.

“A Igreja Católica do Brasil e da América Latina perde um de seus bispos mais importantes e conhecidos”, enfatiza Dom Paulo. Dom Geraldo faz parte da Diocese de São Mateus. Conforme recorda o bispo de São Mateus, Dom Geraldo esteve na sagração do primeiro bispo, Dom José Dalvit, cerimoniou a ordenação de Dom Aldo Gerna e foi o bispo ordenante de Dom Zanoni e do próprio Dom Paulo. “Por várias ocasiões assessorou retiros e formações para nosso clero e todo nosso povo”, acrescenta.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio
Dom Geraldo também foi o bispo ordenante de Dom Zanoni, terceiro bispo de São Mateus. Foto: Wellington Prado/Arquivo TC Digital

“A Diocese de São Mateus, na pessoa de seu bispo diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, amigo pessoal de Dom Geraldo e de quem recebeu ministérios e ordenações, lamenta o ocorrido e pede a Deus pelo descanso eterno deste grande servo e pela consolação dos familiares e amigos. Nós cremos na vida eterna e na feliz ressurreição! Dom Geraldo, descanse em paz!”, manifesta.

 

Dom Geraldo foi o bispo ordenante de Dom Paulo. Foto: Diocese de São Mateus/Divulgação

 

VELÓRIO

O velório Dom Geraldo Lyrio Rocha, em Vitória, acontecerá nesta quinta-feira (27), a partir de 6h de amanhã, na Catedral Metropolitana, com celebração de missas a cada duas horas.

Às 18h acontecerá a última missa e o translado do corpo para a diocese de Colatina, onde será velado até 12h de sexta-feira (28).

Em seguida, o corpo será transladado para Mariana. As honras fúnebres seguidas de sepultamento serão às 15h de sábado (29).

 

Foto: Diocese de São Mateus/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here