São Mateus – Reeleito diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), Luiz Antônio Favero Filho participou da sessão desta semana na Câmara Municipal, a convite da vereadora primeira-secretária Ciety Cerqueira, e elogiou o retorno do Parlamento ao centro da Cidade, instalando sua nova sede, o Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, em prédios públicos históricos na Avenida Jones dos Santos Neves.

Luiz Favero adiantou que a elaboração do projeto de criação de um Curso de Medicina no Ceunes deve ser concluída ainda este mês e revelou que a Ufes mantém o sonho de poder também ocupar o Sítio Histórico Porto de São Mateus, “para a Universidade estar próxima da população e num local muito simbólico para a população e para a nossa história”.

O diretor do Ceunes salientou que são inúmeras as cidades mundo afora que têm inveja do patrimônio imaterial e material que há em São Mateus. Ao reiterar que a Ufes mantém compromisso de estar próxima da população, Luiz Fávero lembrou que no Município são oferecidos 17 cursos de graduação, sendo sete ofertados à noite, em horário mais acessível a quem trabalha durante o dia.

Foto: Divulgação

Além da gratuidade, a universidade federal ainda mantém políticas públicas, inclusive robusta concessão de bolsas que podem beneficiar até a metade do corpo discente no Ceunes, ajudando na manutenção dos acadêmicos. Aliás, sobre esse tema, lamentou que, com o recolhimento do orçamento das universidades federais, há estudantes em situação dramática em São Mateus, e em outros locais, sem dinheiro até para pagar o transporte que o possibilite chegar ao centro universitário.

Luiz Favero lembrou ainda que São Mateus possui uma indiscutível vocação de cidade universitária, com um centro da Ufes, um instituto federal (Ifes) e instituições privadas que também oferecem cursos superiores de qualidade (Univc, Multivix e polos de outras instituições).

O diretor disse que o Ceunes conseguiu reformar a biblioteca e está abrindo licitação para construção do chamado prédio das licenciaturas, com investimento de R$ 2 milhões de emenda do deputado federal Helder Salomão. “Precisamos recompor o nosso orçamento, mas queremos mais. Queremos ampliar a oferta de cursos. Temos, sim, o sonho de trazer o Curso de Medicina para cá. São Mateus tem capacidade, tem estrutura para trazer este curso. E este curso é muito importante que seja na universidade pública” – argumentou.

Luiz Fávero salienta que, em torno do Ceunes, é preciso unir a bancada federal, os vereadores, o Município, o Governo do Estado e o Governo Federal porque “o bem comum é maior do que qualquer divergência”.

CIETY
Elogiada pelo convite feito ao diretor do Ceunes, a vereadora Ciety Cerqueira destacou a humildade e a alta capacitação dos professores Luiz Antônio Favero Filho e Vivian Estevam Cornelio, diretor e vice-diretora do Centro Universitário Federal. Ela salientou que é preciso formar os filhos de trabalhadores, principalmente da periferia, “para que os nossos médicos, uma vez formados não tenham vergonha de voltar para a sua realidade, para o seu bairro, para cuidar de vidas humanas”.

Ciety conclamou a população mateense e regional a valorizar o Ceunes, tão importante para São Mateus e o norte capixaba. A primeira secretária da Câmara salientou que o Ceunes é o único campus do País com um jardim botânico, e brevemente deve ganhar um horto. A parlamentar ainda lamentou que, com “os covardes cortes que a educação está sofrendo”, não haja dinheiro pagar bolsas que sustentam muitos estudantes.

A vereadora petista lembrou que os deputados Helder Salomão (reeleito) e Jack Rocha estão disponíveis para contribuir na luta pela ampliação do ensino superior federal em São Mateus.

O vice-presidente Kacio Mendes disse que torce muito para que o Curso de Medicina possa ser instalado o mais rápido possível em São Mateus. “Tenho certeza absoluta que nessa mudança de governo vamos ter uma boa notícia”, completou Kacio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here