A Secretaria Estadual da Justiça (Sejus) confirma que, na manhã desta segunda-feira (18), a direção da Penintenciária Regional de São Mateus recebeu familiares de alguns presos para dialogar sobre demandas dos internos e esclarecer serviços prestados. Na mesma manhã, parentes dos presos interromperam o tráfego de veículos pela BR-101, com barreira no Km 71, reclamando de maus-tratos com quem cumpre pena na unidade prisional. Concessionária da rodovia, a Eco101 registra que a manifestação iniciou às 9h25 e os manifestantes se dispersaram por volta de 10h. A Polícia Rodoviária Federal acrescenta que o protesto terminou quando uma viatura seguia para o local.

Relatos que chegaram à TC apontavam para “estado de alerta, para que situações extremas não aconteçam” na Penitenciária. Indicavam ainda que os presos fazem uma reivindicação pacífica e silenciosa e que iniciariam uma greve de fome nesta segunda-feira (18). Com pedido de intervenção dos órgãos responsáveis, manifestavam preocupação para evitar que aconteça no Espírito Santo situação similar a que ocorreu no início do ano em presídios do Ceará.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

SEJUS

Acionada pela Rede TC sobre o movimento dos familiares dos presos, em nota a Sejus relatou que kits de higiene, que seriam uma das reivindicações levantadas na manifestação, são entregues semanalmente aos internos e que barbeadores voltaram a ser fornecidos há uma semana. A Sejus sustenta que a Penitenciária recebe visitas quinzenalmente do Juiz de Execução Penal, com inspeção de todo o serviço prestado na unidade, conversando com os presos inclusive sobre a questão de segurança pessoal deles.

A Sejus ressalta ainda que a unidade mantém um canal aberto para recebimento de denúncias e que “não há queixa recente de agressão a internos por parte de agentes”. Contudo a Secretaria de Justiça diz que foi aberto um procedimento administrativo na semana anterior para apurar um registro de agressão entre internos. A Sejus acrescenta que qualquer denúncia pode ser registrada junto à Corregedoria da pasta.

Em outra nota, apresentada mais tarde à Rede TC, a Sejus acrescenta que, após a conversa da direção da Penitenciária Regional com os familiares dos presos, e mesmo com o indicativo de greve de fome, o serviço de alimentação foi mantido, com a oferta das refeições aos internos. “A Sejus ressalta o seu compromisso no cumprimento da Execução Penal de forma humanizada, garantindo a segurança do Estado e de todos os envolvidos no ambiente prisional”, complementa.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

A Rede TC procurou o diretor da Penitenciária Regional de São Mateus, Flávio de Oliveira Ogione, na noite desta segunda-feira (18), mas as ligações telefônicas não foram atendidas.

Por
Wellington Prado
Repórter

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here