A Diocese de São Mateus abre no sábado (12) a Semana Nacional da Família. Como costumeiro, o evento acontece no Santuário de Vinhático, em Montanha. A programação está marcada para começar às 15h e inclui acolhida das paróquias, palavra do bispo, caminhada até o Santuário e missa solene.

De acordo com o padre Aldir Roque Lóss, pároco em Águia Branca, este ano a abertura traz novidades. Ele ressalta que o bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó concederá alguns ministérios a seis seminaristas, que são: admissão às sagradas ordens, leitorato e acólito.

Como costumeiro, a abertura da Semana Nacional da Família na Diocese de São Mateus acontece no Santuário de Vinhático, em Montanha.
Foto: TC Digital – Arquivo

O tema de 2023 é Família, fonte de vocações. Já o lema, retirado do evangelho de Lucas 24, 32-33, é Corações ardentes pés a caminho. Responsável pela Pastoral Familiar na Diocese de São Mateus, o padre Aldir frisa que as atividades seguirão até o dia 19, em todas as paróquias.

Ele detalha que após a abertura diocesana, cada paróquia desenvolve, a partir de domingo (13), uma programação específica com adoração ao Santíssimo, evangelização, momento de catequese e oração das famílias. “Cada família receberá um direcionamento para as orações nas casas em cada dia. No sábado seguinte [dia 19], cada paróquia se organiza para celebrar o encerramento, sempre dentro do mesmo tema” – frisa.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

 

VOCAÇÕES

Para o padre Aldir, o tema da Semana Nacional da Família 2023 “é para nos lembrar que quando somos batizados recebemos uma missão, nos tornamos missionários, vocacionais”. Ele frisa que o batismo é fonte de todas as vocações. “A pessoa que é batizada, em algum momento vai buscar a vocação matrimonial, constituir uma família e criar os filhos, mas não é para todo mundo. Outros procuram ser padres, ter uma vida religiosa, o que também não é para todo mundo” – enfatiza.

“Nós fazemos um discernimento. E como fazemos isso? É através da oração, do estudo da palavra de Deus, na frequência dos sacramentos porque nós somos todos pecadores, fracos. A gente nem sabe rezar direito. Vamos fazendo esse caminho através do diálogo, escuta e oração” – complementa.

 

O QUE SÃO OS MINISTÉRIOS?

. A admissão às sagradas ordens é o rito de admissão às Ordens Sacras que se destina ao aspirante ao diaconato ou ao presbiterato que manifesta publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja para exercer a Ordem Sagrada.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

. O leitorato é a ordem pela qual é comunicado o especial poder de ler a escritura sagrada ao que faz o sermão, de cantar as lições na missa e no santo ofício, e de benzer pão e todos os frutos novos.

. O acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Dado que se pode acompanhar alguém indo à frente, ao lado ou atrás de outras pessoas, acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue outras pessoas, para as servir e ajudar.

 

Padre Aldir completa 35 anos de ordenação em dezembro

Padre Aldir ressalta que no dia 11 de dezembro completará 35 anos de ordenação. Ele se tornou padre em 1988 e se diz grato por todo aprendizado e vivências dentro da vocação que escolheu. “Cada dia que passa me sinto mais feliz. Sempre fui feliz e agradeço muito. Vou fazer seis anos aqui em Águia Branca. Vamos passando pelos lugares, vencendo e indo onde o bispo nos indicar. Como diz o canto Onde mandar eu irei porque é uma missão que deve continuar. Assim também é a família” – salienta.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual
Pároco em Águia Branca e responsável pela Pastoral Familiar na Diocese de São Mateus, Padre Aldir completa 35 anos de ordenação no dia 11 de dezembro.
Foto: Arquivo TC Digital

“A família é missão, fonte das vocações nesse ano vocacional. São homens e mulheres que trabalham para educar os filhos. Agora nós temos um problema, os casai estão tendo poucos filhos. Alguns acham que ter muitos filhos atrapalha. Ao contrário, uma família missionaria é servidora. Os filhos precisam ser bem educados. Sempre existem dificuldades, as drogas, sempre existiu, mas é preciso viver buscando a oração para saber lidar. As famílias precisam de muita oração e é por ela que solucionamos os problemas. Rezar faz bem” – indica o padre.

Foto do destaque: TC Digital – Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here