As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente no dia 5 de junho, iniciam mais cedo este ano em São Mateus com ações neste sábado (3), das 8h às 12h, na área central do balneário de Guriri. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) instalará um estande na Avenida Oceano Atlântico, próximo à Capelinha, onde serão realizadas atividades de recreação e educação ambiental.

Além da distribuição de brindes e mudas frutíferas, a Prefeitura levará à população mateense e turistas informações atualizadas sobre o andamento da obra de ampliação e urbanização da orla do Balneário de Guriri.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, detalha que mais de 300 mudas estão disponíveis para distribuição neste dia, entre plantas nativas de restinga produzidas em viveiro no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e outras espécies frutíferas para os interessados em levarem para as suas respectivas residências.

Mais 300 mudas de várias espécies estão disponíveis para distribuição em Guriri durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente neste sábado.
Foto: Semma-PMSM/Divulgação

Ricardo Louzada destaca que mais de 1.000 picolés serão oferecidos para as crianças. E relata que acontece um trabalho de educação ambiental, com orientações, distribuição de canecas e bolsinhas para recolher lixo.

As atividades têm a participação de equipes da Secretaria de Meio Ambiente, da Ong Meros do Brasil e da Polícia Militar Ambiental, que montaram exposição de animais taxidermizados no local. Uma equipe da Secretaria de Esporte e Lazer também se faz presente com apresentação de dança.

O secretário destaca que toda a população é convidada a participar das atividades que acontecem antecipadamente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. E explica que foi escolhido este sábado “porque o fluxo de pessoas na praia é maior” neste dia.

 

Avanços em obras de  urbanização junto com  preservação ambiental

Secretário de Meio Ambiente, Ricardo Louzada enfatiza que uma das ações das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente é explicar à população as etapas e a preservação ambiental dentro do projeto de urbanização da orla de Guriri.

Conforme detalha, a Secretaria se comprometeu a fazer a preservação de 52 hectares de restinga na orla de Guriri, do limite com Conceição da Barra, no lado norte, até o último loteamento na Praia do Bosque, no lado sul. Ele lembra que já existe uma grande área com cercamento da faixa de restinga e os locais que não possuem, será totalmente cercado com aberturas definidas para entrada à praia, sejam com passarelas de madeira ou outro tipo de acesso.

O secretário reforça que a preservação ambiental tem avançado muito em Guriri. “O compromisso que a gente assumiu com o Ministério Público é o seguinte: a gente avança na obra de urbanização e avança também com a preservação” – sustenta.

 

Projeto de urbanização  com preservação é modelo, destaca secretário

O projeto de urbanização da orla de Guriri, aliado à preservação ambiental, tem sido referência para outros municípios, conforme destaca o secretário de Meio Ambiente Ricardo Louzada. Ele relata que há municípios que solicitam as cópias dos projetos das passarelas e do cercamento.

Um dos pontos do projeto que desperta atenção é o tipo de cercamento da área de restinga. “A gente faz o cercamento com arame e não com corda, para que as pessoas realmente não entrem naquela área mesmo”, explica.

O secretário acrescenta que todo material para o cercamento vem sendo obtido através de condicionantes ou compensações ambientais, sem custos para o Município.

 

PASSARELAS

As passarelas merecem destaque especial em Guriri, uma vez que, além de permitir o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção à praia, também se transformaram em belos cartões postais do balneário. As passarelas é um dos pontos mais fotografados de Guriri.

Elas também contribuem na regeneração da restinga, pois definem os pontos que os banhistas chegarão à praia, evitando que os usuários pisem e prejudiquem a vegetação.

 

Plantio no espaço do Horto Florestal

Na segunda-feira, Dia Mundial de Meio Ambiente, a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria de Agricultura, realiza o plantio simbólico de árvores em área pública onde será instalado o Horto Florestal Dr. José Carlos do Valle.

O horto, que leva o nome do falecido vice-prefeito, fica localizado na estrada para Lage, sentido Fazenda dos Mouras, no Bairro Litorâneo, próximo ao Ceunes. O plantio simbólico acontece às 10h.

Foto do destaque: Semma-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here