A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) monitora a implementação das 40 metas e ações definidas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus (Cricaré), que inclusive pode ser acompanhado através de um sistema de monitoramento online, o Sisplan-ES, disponibilizado no site da Agência.

Nesta sexta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização da Nações Unidades (ONU) em 1992 com o objetivo de conscientização da população a respeito dessa substância, que é essencial para a vida no Planeta.

Acionada pela Rede TC de Comunicações, a Agerh destaca que já cumpriu quase metade das metas do Plano, que outras estão em andamento e algumas ainda devem ser iniciadas.

A Agerh destaca que já cumpriu quase metade das metas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Cricaré.
Foto: Micaelly Bueno Rupf-Agerh/Divulgação

Dentre as ações na Bacia do Rio Cricaré está o Projeto Água na Medida, que incentiva o uso racional da água e a autogestão comunitária. “Isso se dá por meio de pesquisa e inserção de tecnologia para manejo da irrigação e a instalação de estações hidrológicas telemétricas, que monitoram o nível e vazão dos rios e realizam o registro de chuvas, permitindo a previsão de secas e inundações” – explica.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

Segundo a Agerh, é realizado também o monitoramento da qualidade da água na bacia do Rio Cricaré. “Os boletins de qualidade da água estão disponíveis no site da Agência e as campanhas são trimestrais. A última atualização é referente ao terceiro trimestre de 2023” – frisa.

“Em relação a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, o Estado possui o Programa Reflorestar, executado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos” – reforça.

 

REFLORESTAR

A Agerh detalha que o Programa Reflorestar vem alcançando resultados expressivos em níveis internacionais, sendo considerado uma referência nacional em restauração florestal de larga escala.

“Desde a sua criação em 2011, mais de 8,5 milhões de árvores já foram plantadas, mais de 8,4 milhões estão se regenerando naturalmente, e mais de 26 milhões de árvores são mantidas com o apoio do programa” – enfatiza.

 

MAIS NÚMEROS

Ainda de acordo com a Agerh, 9.263 hectares já foram recuperados pelo Programa Reflorestar, que conta com cerca de R$ 100 milhões contratados para a viabilização, com mais de 5 mil propriedades que participam ou já participaram do programa, das quais 2.000 já concluíram. “O programa acompanha a regeneração de 225 mil hectares de cobertura florestal” – complementa.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Foto do destaque: Micaelly Bueno Rupf-Agerh/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here