Comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, o major Cristiano Sartório esteve nesta segunda-feira (25) no Restaurante Casarão da Barra, próximo ao cais de Conceição da Barra. O comandante relata que evidenciou que o fogo do incêndio na madrugada de domingo (24) ficou concentrado no salão do estabelecimento, embora a ação do calor também atingiu, com menos intensidade, cozinha e banheiro.
Major Sartório frisa que o Corpo de Bombeiros foi acionado domingo por volta de 3h45 e trabalhou no local até quase 8h. Contudo, pela distância da sede da corporação em São Mateus até o local, o comandante salienta que a destruição no salão estava em estado avançado.
Segundo o major, não foi requisitado uma perícia técnica para o incêndio, que não teve pessoas feridas. Ele conversou com o proprietário do restaurante, que não acredita em incêndio criminoso. O comandante frisou que a Polícia Civil também foi ao local no domingo e os indícios é de que realmente o incêndio foi acidental, já que imagens de videomonitoramento não mostram movimentação de pessoas no horário do incêndio e não tinha indícios de arrombamento.
ORIENTAÇÃO
Sem apontar efetivamente o que possa ter causado acidente, o major Cristiano Sartório aproveitou para orientar moradores de residências e comerciantes. Conforme disse, aparelhos eletrônicos como televisor, por exemplo, devem ser desligados no botão ou até mesmo desconectados da tomada, não deixando no modo stand by, que fica uma luz ligada. “Não é comum, mas é propício entrar em curto e pegar fogo”, disse. Ele acrescenta que as pessoas também devem procurar profissionais gabaritados para realizar as instalações elétricas.
Leia também: “Solidariedade que me faz ressurgir das cinzas”, diz comerciante após incêndio no restaurante Casarão