Uma das prerrogativas dos estudantes que compõem o Conselho de Líderes da Escola Marita Motta Santos é serem interlocutores da turma junto à comunidade escolar. Dessa forma, a diretora Bruna Bonomo explica que eles devem propor ações de melhorias para os resultados de aprendizagem e harmonia na rotina e clima do ambiente educativo.

E a partir do Mapa de Classificação de Risco da Covid-19, elaborado semanalmente pelo Governo do Estado, as aulas presenciais vêm seguindo o modelo híbrido, onde os estudantes estão organizados em dois grupos de revezamento.

A diretora explica que, na semana em que os estudantes comparecem presencialmente à escola, a direção busca estratégias de restabelecer o fluxo de reuniões da liderança e fomentar ações conforme adaptação aos protocolos sanitários e de segurança.

“Compreendendo-os como protagonistas dentro do espaço educativo, em escuta ativa no período de 24 de maio a 31 de maio, foi lançado o desafio aos dois grupos de revezamento para que os estudantes pensassem em ações que provocassem melhorias no espaço escolar ou entorno considerando todos os desafios vividos neste contexto da pandemia. Após diálogo e consenso entre os grupos, os jovens estudantes projetaram duas ações: Varal Solidário e Caixinha Solidária, Coisas de Menina” – detalha Bruna.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

 

 

 

VARAL SOLIDÁRIO

 

São Mateus – Na primeira ação, o Varal Solidário foi planejado a partir da organização dos materiais, definição do espaço, apresentação e posto de coleta. “Os materiais ilustrativos foram construídos pelos estudantes na semana de revezamento o qual estiveram presencialmente na escola. A apresentação da ação solidária foi feita pelos próprios estudantes, que solicitavam, de preferência, agasalhos para exposição no varal defronte à escola e retirada por quem precisasse” – frisa a diretora Bruna Bonomo.

O alinhamento do planejamento de revezamento entre os grupos foi mediado pela direção escolar. “A primeira edição do Varal Solidário foi encerrada no dia 4 de junho e alcançou 100% de entrega dos itens recolhidos. Os estudantes sempre deixavam os itens no horário de saída da aula e no dia seguinte sempre se notava que os itens tinham sido retirados” – explica.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

 

CAIXINHA SOLIDÁRIA,

COISAS DE MENINA

 

São Mateus – A segunda ação foi proposta pelas alunas pensando nas estudantes que, por questões econômicas ou outros motivos, precisam de produtos de meninas, como absorventes, para uma emergência e se constrangem por não ter.

“A ideia é que em cada banheiro feminino tenha uma caixinha para armazenamento de absorventes. A primeira composição foi montada com doações de estudantes, famílias e servidores. A ideia das líderes é que a estudante ou servidora que faça uso de um, quando puder, faça a doação de outro, cumprindo a reposição no mesmo local. Conciliada a esta ação, as estudantes também organizaram recadinhos de auto estima e superação que foram fixadas nos espelhos e azulejos dos banheiros”.

 

Estudante como centro do

desenvolvimento intelectual

 

São Mateus – “Na escola de tempo integral, o estudante é o centro de um processo que deverá levá-lo ao desenvolvimento em suas diversas dimensões –intelectual, afetiva, corporal, social e ética” – esta é a definição da diretora Bruna Bonomo, ao explicar as ações deste mês de junho.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

“Este processo de evolução tem como ponto de partida a chegada à sua autonomia. Por este motivo, é tão imprescindível que a gestão escolar potencialize espaços que promovam o empoderamento juvenil. Os estudantes precisam passar por experiências dentro da escola que os possibilite se desenvolver consigo mesmo e com os demais que estão a sua volta, de forma saudável e respeitosa, com hábitos positivos a sociedade em que vive e se tornando um ser humano mais solidário e comprometido com as transformações que a sociedade tanto precisa” – conclui a diretora.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here