Com nove pontos de votação espalhados pelo Município, os mateenses puderam votar no domingo (1º) para eleger os conselheiros tutelares que vão atuar no mandato de 2024 a 2028. São Mateus teve dez concorrentes às cinco vagas.

Os conselheiros eleitos são os seguintes: Rozimeri Martins Cesconetti Guerzet Aires (624 votos), Lessenilda Paula da Silveira Rodrigues (397), Alexandre Cadorini (388), Zilamara Almeida dos Santos (241) e Vaneuton Barros Benardino Trindade (201).

O município registrou 2.354 eleitores que compareceram às escolas Valério Coser (34 eleitores), Nestor Gomes (62), Américo Silvares (138), Ceciliano Abel de Almeida (1.152), Santo Antônio (343), Wallace Dutra (247), Egídio Bordoni (193), Laurindo Samaritano (120) e Santa Maria (65).

Secretária executiva do Conselho Tutelar de São Mateus, Julimar Almeida ressalta que a função desempenhada pelos conselheiros tutelares deve ser condizente com o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “De acordo com o ECA, o Conselheiro Tutelar tem por atribuição promover e zelar pela defesa de direitos, defender, garantir e requisitar serviços indispensáveis às crianças e adolescentes” – reforça.

Leia também:   Prefeitura busca eliminar lixão irregular no acesso ao Bairro Cohab

Dos novos conselheiros, três foram reconduzidos à função (Rozimeri, Lessenilda e Alexandre Cadorini). Julimar detalha ainda que Zilmara foi conselheira tutelar em São Mateus de 2014 a 2016 e Vaneuton Barros atualmente é auxiliar administrativo no setor público.

Conforme a secretária, os conselheiros eleitos tomam posse do cargo no dia 10 de janeiro do próximo ano no auditório do Ministério Público Estadual em São Mateus.

Pela primeira vez, as eleições para o Conselho Tutelar tiveram a participação da Justiça Eleitoral, que forneceu as urnas eletrônicas, a quantidade de eleitor por sessão eleitoral, além de auxiliar na apuração dos votos.

 

PINHEIROS

No município de Pinheiros também teve 10 candidatos, dos quais apenas dois eram homens. Desta forma, apenas mulheres foram eleitas para o Conselho Tutelar. Elas assumem o cargo também em janeiro de 2024.

As novas conselheiras do município são: Elza Rosa Guimarães (489 votos), Ivanete da Silva Pereira (320), Maria da Penha de Souza Gagno (234), Sabrini dos Santos Brandão Barros (220) e Milena de Souza Oliveira (196).

Leia também:   Em São Mateus, 98,93% dos jovens de 15 a 19 anos estão alfabetizados

 

PEDRO CANÁRIO

Em Pedro Canário, 2.201 eleitores passaram pelos nove pontos de votação para o Conselho Tutelar no município. De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, a eleição foi tranquila em todas as seções eleitorais, sendo necessária somente a substituição de uma urna, em Cristal do Norte.

Os conselheiros eleitos no município são: Leandro Oliveira (485), Rosilene de Jesus (363), Izabel Cardoso (319), Iramara Gonçalves (254) e Jucilandio França (236).

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here