A partir de segunda-feira (28), São Mateus estará classificado como município de risco alto no mapa de gestão do Governo do Estado. A classificação tem validade até domingo, dia 3 de janeiro de 2021.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Michelle Eleotério, passarão a vigorar as medidas determinadas na portaria municipal 042 do dia 15 de dezembro. A portaria segue lei federal e decretos estaduais com medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública por conta da pandemia do novo coronavírus.

Dessa forma, o comércio terá ainda mais restrições de funcionamento. A principal delas é que bares não poderão ter atendimento presencial e devem funcionar apenas em sistema de delivery ou retirada do produto no local. Também fica proibido o consumo de bebidas alcóolicas em distribuidoras ou lojas de conveniência.

Restaurantes poderão funcionar de segunda a sexta-feira somente até as 20h, no sábado até as 16h. A portaria não informa se os restaurantes poderão abrir aos domingos. A Rede TC enviou pedido de esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde sobre a venda de bebidas alcóolicas em restaurantes, porém até o fechamento desta Reportagem ainda não havia recebido resposta.

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

Haverá ainda, conforme a portaria, restrições para atendimento do público nas agências bancárias.

As aulas presenciais nas redes pública e privada ficam suspensas e as academias poderão funcionar somente com atividades não aeróbicas.

LOJAS
A portaria municipal determina, entre outras medidas, que lojas, galerias e shoppings poderão funcionar de segunda a sexta-feira até as 20h e no sábado até as 16h.

No entanto, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus enviou um comunicado aos comerciantes informando que a orientação do horário de funcionamento das lojas deve ser de 11h30 até as 17h30 de segunda a sexta-feira. Segundo a CDL, no sábado e domingo as lojas devem permanecer fechadas.

A Reportagem ligou para o telefone da presidente da CDL, Rúbia Schueng, mas a ligação não foi atendida. Até o fechamento desta matéria ela também não havia respondido as mensagens enviadas ao telefone celular dela.

Comerciantes demonstram dúvidas quanto aos horários de funcionamento das lojas entendendo que o consumidor poderia se programar melhor se as lojas ficassem abertas por mais tempo.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

A situação de fato terá esclarecimentos a partir de segunda-feira, na retomada do atendimento pós feriadão do Natal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here