O governador Renato Casagrande concedeu entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (1) em relação ao período intenso de chuva e as consequências no Espírito Santo. Além de relatar toda mobilização da Administração Pública para atender a população, Casagrande reforçou também o clamor para que as pessoas deixem as áreas de risco, principalmente porque a previsão para os próximos dias é de mais chuvas intensas.

“Mobilização nossa, da Administração Pública, mas é também de cidadãos e cidadãs. Não vamos correr risco. Eu sei que as pessoas, às vezes, resistem muito ao deslocar, procurar um abrigo mais seguro, mas é fundamental, neste momento, que a gente possa proteger a vida das pessoas. Uma tarefa que nos cabe, mas cabe em especial à decisão de cada um. Não vão correr risco” – ressalta.

O Espírito Santo já registra uma morte em consequência das chuvas, 1.403 pessoas desalojadas e 511 desabrigadas. O óbito é de um idoso, em Viana, cuja casa desabou na madrugada.

 Chuvas há mais de uma semana

Leia também:   Ação conjunta prende segundo suspeito de envolvimento em homicídio em Aracruz

O governador Renato Casagrande frisa que, embora há registro de chuvas intensas, elas já vêm ocorrendo há mais de uma semana, o que deixa as áreas enxarcadas, aumento o risco de movimentação de massas.

Além de destacar o volume expressivo nesta quinta-feira em alguns municípios, como Fundão que registrava às 11h um volume acumulado de 224 mm de chuva, Casagrande frisou que que a previsão é de chuvas intensas desta quinta-feira e sexta-feira do norte do Estado ao litoral Sul.

Reforço de bombeiros em São Mateus, Linhares, Aracruz e Viana

O governador Renato Casagrande destacou que as equipes do governo estão mobilizadas e em sistema de alerta, com disponibilidade de basco, caminhões e recursos humanos. De imediato, ele relata que o curso de sargento do Corpo de Bombeiros foi suspenso, assim como férias de bombeiros, para que toda equipe esteja mobilizada.

Comandante do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira acrescenta que equipes de mergulhos estão disponibilizadas e há reforço de bombeiros nas unidades de Viana, Linhares, Aracruz e São Mateus.

Leia também:   Vítimas de roubo são amarradas e agredidas com tapas e socos na zona rural de Boa Esperança

Dos municípios capixabas, a Defesa Civil Estadual já recebeu decretos de emergência de São Mateus, Vila Pavão e Cariacica. O coronel frisa que a Defesa Civil Estadual está aberta a orientar as outras prefeituras afetadas sobre a documentação.

Governador orienta municípios afetados a decretar emergência

O governador Renato Casagrande orienta os municípios afetados, quando for o caso, a decretar situação de emergência. “Vamos apoiando os municípios com hora máquina, hoje temos cestas básicas, temos colchões, temos kit de higiene, kit limpeza, o que for preciso temos estocado para atender”, ressalta.

Casagrande acrescenta que o Governo do Estado também pode ajudar os municípios com recursos, caso seja preciso o repasse para enfrentar esse momento, por meio do Fundo de Defesa Civil Estadual e Fundo de Defesa Civil Municipal.

 

Foto de destaque: Hélio Filho/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here