Na noite desta terça-feira (19), caiu em Guriri um volume de chuva de 50,6mm em duas horas. De acordo os dados do pluviômetro automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalado no lado sul de Guriri, o maior volume caiu num período de uma hora, entre 20h e 21h, sendo 43,2 mm, o que demonstra a expressiva chuva registrada no balneário.

Em São Mateus, o temporal se concentrou em determinados pontos como a Ilha de Guriri. Por exemplo, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Bairro Litorâneo, registrou 6,4mm durante toda a terça-feira, sendo 2,2 mm à noite. Mas existem relatos de chuva de volume expressivo ainda em bairros como Forno Velho (Cohab) e Park Washington.

O Cemaden apresenta os seguintes registros de volumes de chuva na noite de terça-feira em Guriri: 20h (7,4mm), 21h (43,2mm) e 22h (1,4mm). Durante o dia, os dados apresentavam 0,4mm.

Conforme apurou a Reportagem a partir dos dados dos pluviômetros automáticos do Cemaden nos municípios da região, os maiores volumes de chuvas foram registrados em Água Doce do Norte (53,2mm a partir de 15h), Vila Pavão (41,6mm durante todo o dia, sendo 8,2mm à noite), Montanha (37,2mm a partir de 15h), Ecoporanga (29,73mm durante todo o dia, sendo 27,37mm à noite) e Pedro Canário (15mm a partir das 17h).

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

Há relatos também de ventania em Pedro Canário e chuva de granizo em Montanha.

Os demais municípios do norte do Espírito Santo registraram volume de chuva inferior a 10mm.

 ALAGAMENTOS

Com as fortes chuvas da noite de terça, várias ruas e avenidas de Guriri tiveram alagamentos. Na manhã desta quarta-feira (20) ainda há alagamentos em pontos mais críticos, como na área central e outros locais nas avenidas Esbertalina Barbosa Damiani (Avenida do Praiano), Espera Feliz e outros locais.

Acionada pela Reportagem, a Secretaria Municipal de Comunicação informou que a Prefeitura acionou as bombas de sucção para escoar as águas nos alagamentos na área central de Guriri. “A Secretaria Municipal de Defesa Social informou que as bombas se sucção já foram acionadas e com o tempo firme logo as ruas alagadas da região central de Guriri estarão desobstruídas”.

Pela manhã também foi possível observar que um ponto crítico de alagamento na área central, na Avenida do Praiano sentido sul, já estava desobstruído e com o trânsito de veículos e de pedestres fluindo normalmente.

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

“O problema, que existe há décadas, será resolvido de forma definitiva com as obras de macrodrenagem, do Governo do Estado, e que estão em fase de licitação” – complementa a Secretaria de Comunicação.

Previsão de chuvas até o fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a possibilidade de chuva pelo menos até domingo (24), véspera do Natal, em São Mateus. Nesta quarta-feira (20), a previsão era de muitas nuvens, com chuva isolada pela manhã, pancadas de chuva e trovoadas à tarde e muitas nuvens com chuva isolada à noite.

Para quinta-feira, o Inmet prevê tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, e temperatura variando entre 23ºC e 33ºC. Na sexta-feira e no sábado a previsão é também de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. As temperaturas seguirão em elevação, com máxima de 35ºC na sexta, quando começa o Verão no Hemisfério Sul, e de 38ºC no sábado.

No domingo, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. A temperatura deve ficar entre mínima 24º e máxima 35ºC.

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

 

Foto: Cemaden/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here