O governador Renato Casagrande participou nesta segunda-feira (8) dos atos no Congresso Nacional, em Brasília, para lembrar um ano dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O evento Democracia Inabalada teve as presenças do Presidente Lula, dos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além de parlamentares, ministros, ex-ministros e representantes da sociedade civil.
Em um vídeo gravado defronte ao Congresso Nacional, o governador Renato Casagrande afirmou que é preciso estar vigilante. “É preciso estar vigilante para a gente poder preservar e proteger a democracia brasileira para que a gente possa aperfeiçoar nossas instituições, fortalecendo a democracia e por isso a gente levar dignidade à população brasileira. Estar vigilante, estar acompanhando, condenando qualquer ato autoritário é importante porque nós não temos outro caminho a não ser fortalecer a democracia brasileira” – frisou.
Durante a solenidade, Lula afirmou que perdão a golpistas soaria como impunidade e defendeu uma punição exemplar para quem teve qualquer participação nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado.
“Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos. Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas” – destacou Lula. Ele fez coro à mensagem das autoridades presentes no ato. (Com informações da Agência Brasil)
Foto do destaque: GovernoES/Divulgação