Comemoração e também alívio. Músicos e ambulantes participaram do lançamento da programação de Carnaval de São Mateus, que acontece de quinta (16) a terça-feira (21), com atrações em Guriri, Barra Nova norte e sul, e Uruçuquara. Eles enfatizaram, com unanimidade, que os festejos carnavalescos é muito mais do que lazer e diversão, mas, acima de tudo, oportunidade de geração de renda e de sustento para as famílias: “Carnaval de Guriri é trabalho”.

A programação do Carnaval foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (6) pelo prefeito Daniel Santana em concorrida cerimônia realizada no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus.

Durante a cerimônia, o prefeito Daniel Santana abriu o microfone para as manifestações de músicos, ambulantes, representantes de associações e autoridades.

O músico Ronaldo Almeida, da Banda Long Dong, disse que o clima é de felicidade para os músicos. Ele lembrou que foram três anos sem poder trabalhar e que os músicos e ambulantes dependem da programação para o sustento das famílias.

O DJ Paulinho Matos frisou que criou os filhos por meio da música e muita gente não conhece a realidade de luta dos artistas. “Por traz de cada músico tem uma família e a gente precisa trabalhar. O que a gente sabe fazer é cultura, é música, é arte”, frisou. Ele agradeceu o prefeito Daniel Santana “por lutar pela categoria”.

Leia também:   Homem é flagrado empurrando duas bicicletas furtadas

Outro músico, MC Carreta destacou que os artistas da Cidade sabem o que sofreram por conta da pandemia do coronavírus e que, mesmo assim, apoiaram o prefeito Daniel Santana quando foi cancelada a realização da programação musical do Réveillon e do início do Verão em razão das consequências das chuvas. Com a confirmação do Carnaval, reforçou que “vai ter a festa, mas o povo que mais precisa também está sendo cuidado”.

Um dos músicos mais tradicionais de São Mateus, Sozígene Monteiro, reforçou que a classe artística precisa do trabalho oportunizado pelo Carnaval. Ele parabenizou o prefeito Daniel pela programação, acrescentando que ela atende quem gosta das bandas de trio elétrico e também dos blocos carnavalescos com as marchinhas. O cantor Raimundo Almeida, o Chocolate, também agradeceu o prefeito por valorizar os artistas locais.

Confira a programação completa do Carnaval de Guriri 2023

Associações agradecem

oportunidade de renda

Presidente da Associação dos Artesãos, Bartenders e Vendedores Ambulantes de São Mateus (Abavam), Erisvaldo Jesus Silva, o Baiano, agradeceu o prefeito pela realização dos festejos do Carnaval, dizendo que é uma vitória para os ambulantes devido ao período sem programação por conta da pandemia.

“O prefeito dar essa oportunidade para a gente é uma vitória. Há muita família necessitada, precisando mesmo do trabalho. Depois de anos, o pessoal estava sofrendo” – frisou.

Leia também:   Vítimas de roubo são amarradas e agredidas com tapas e socos na zona rural de Boa Esperança

Presidente da Associação de Moradores, Comerciantes, Pescadores Artesanais e Assemelhados de Uruçuquara, José Luiz Ferreira agradeceu o fato de a comunidade ter sido incluída na programação. “O turismo começa em Guriri e termina em Uruçuquara”, enfatizou.

Daniel espera 300 mil pessoas e

destaca programação eclética

para agradar mateenses e turistas

O prefeito Daniel Santana destacou que a Prefeitura procurou organizar um Carnaval com atrações regionais, frisando que as nacionais estão caras e não seria o momento para esse investimento em razão do Município estar em recuperação após o período de chuvas intensas que atingiram São Mateus.

Entretanto, avaliou que a programação agradará mateenses e turistas. O chefe do Executivo espera que pelo menos 300 mil pessoas passem pelos festejos de Carnaval durante os seis dias de folia. Segundo ele, esse volume de pessoas ajudará na geração de renda e no fomento da economia do turismo no balneário. “É pousada cheia, restaurante cheio, aquele que vende picolé, do algodão doce. Esse dinheiro vai girar na mão de todo mundo” – frisou.

Daniel acrescentou que procurou valorizar os músicos locais, mas também abrindo espaços para artistas da região possibilitando que as atrações mateenses também se apresentem em outros municípios. Ele reforçou que as atrações são ecléticas, desde as bandas até os blocos carnavalescos, incluindo as bandas de marchinhas.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

SOM AUTOMOTIVO

O prefeito acrescentou que haverá espaço destinado exclusivamente para carros de som, após o ponto final do transporte público municipal, no lado sul.

SEGURANÇA

Presente na cerimônia, o secretário municipal de Defesa Social, tenente-coronel Carlos Wagner, frisou que a Prefeitura está trabalhando 24 horas junto com os órgãos de segurança para que o município de São Mateus seja reconhecido por realizar o Carnaval mais seguro do Estado.

 

Autoridades enaltecem programação

O secretário municipal de Turismo, Adriano de Oliveira, destacou que o Carnaval de Guriri tem o selo Daniel Santana. “Onde ele coloca a mão, é sucesso”, frisou. A secretária de Cultura, Domingas Dealdina, acrescenta que, além da promoção turística, a programação gratuita é uma oportunidade para as pessoas da periferia que não têm condições financeiras de comprar ingressos de shows pagos.

Os vereadores Kacio Mendes, Cristiano Balanga, Isael Aguilar, Ciety Cerqueira e Preta do Nascimento também estiveram presentes e destacaram a importância da programação para os músicos e ambulantes. O mesmo também foi relatado pela subsecretária municipal de Saúde, Marinalva Broedel, pelo secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jasson Barcelos, e pelo subsecretário de Obras Francyberg Motta.

O Diretor-Geral da Rede TC de Comunicações Márcio Castro exaltou a importância do Carnaval enfatizando que o setor de serviços, incluindo da saúde e educação, onde São Mateus é referência, é o que atualmente mais gera emprego no Mundo. Ele reforçou que os serviços turísticos, que englobam música, cultura, comércio, restaurantes, rede hoteleira, esporte e lazer são oportunidades de geração de renda para os mateenses.

2 COMENTÁRIOS

  1. E a situação das ruas como está? A rua nove ficou famosa a nível nacional, no entanto não recebeu o tratamento adequado. Lembra dela? Aquela que caiu o ônibus da São Gabriel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here