Uma carcaça de baleia foi encontrada na manhã desta quarta-feira (23) na Praia de Guriri. Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada relata que a carcaça estava na areia, à beira-mar, no lado norte do balneário, nas imediações da do início da Avenida Espera feliz.

Ricardo detalha que a equipe da empresa CTA, que presta serviço de monitoramento de praias para a Petrobras, já tinha visto a carcaça pela manhã e realizada a necropsia, liberando para a Secretaria de Meio Ambiente enterrasse. O secretário frisa que uma máquina seguiu ao local para esse trabalho.

Ele acredita que a carcaça é de uma baleia adulta de aproximadamente 10 toneladas.

O aparecimento de baleias no litoral capixaba é frequente neste período do ano, por elas estarem migrando para reprodução na região de Abrolhos.

Secretário alerta para as pessoas

não terem contato com carcaça

O secretário Ricardo Louzada disse que estava passando nas imediações do local, ainda sem saber sobre o aparecimento da carcaça, quando visualizou vértebras de baleia em uma passarela de Guriri.

Leia também:   Força Tática apreende maconha, cocaína e munições na zona rural de São Mateus
O secretário relata que as pessoas não devem retirar carcaça da baleia p, por questões sanitárias. Foto: Divulgação

Ao verificar a situação, ele relata que percebeu que um homem estava retirando parte da carcaça. Sendo assim, ele foi ao local e orientou a pessoa a não realizar aquele procedimento.

O secretário alerta que quando uma baleia encalha um dos fatores mais comuns é de que o mamífero estava doente. Sendo assim, reforça que caso alguém tente desencalhar ou retirar carcaça encontrada na areia pode acabar sendo contaminada.

Ricardo passou o número de telefone de um profissional da Fundação Jubarte, que monitora o aparecimento de baleias no litoral, para maiores detalhes, mas as ligações não foram atendidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here