Agora é definitivo! Com a aprovação do Projeto de Lei 036/2021, a Câmara de São Mateus estará de volta ao centro da Cidade em 2022. As informações são da Secretaria de Comunicação do Legislativo Municipal, reforçando que a expectativa do presidente Paulo Fundão é que as instalações já estejam em novo endereço no mês de maio.

“Com a cessão de uso dos dois imóveis onde funcionaram a Prefeitura de São Mateus, no extremo norte da tradicional Avenida Jones dos Santos Neves, o passo seguinte do Legislativo é elaborar e executar um projeto de melhorias nos prédios cedidos, para as devidas adequações arquitetônicas. A missão estará a cargo da arquiteta Andreia Norbim” – frisa a Câmara.

Os imóveis identificados com os números 40 e 70 abrigarão o plenário, em que são realizadas as sessões legislativas, e a galeria para a assistência popular, além das secretarias que assessoram as ações do Parlamento Municipal.

O projeto de cessão de uso dos dois prédios por 30 anos, prorrogado por igual período, foi enviado à Câmara pelo prefeito em exercício Aílton Caffeu, com pedido de tramitação em regime de urgência urgentíssima, após Indicação apresentada pelo próprio presidente da Câmara, vereador Paulo Fundão. Por conta disso, o PL 036/2021 foi lido e, por requerimento de todos os vereadores, votado e aprovado na mesma sessão, de terça-feira.

Leia também:   Município cede caminhonete para a escola agrícola de Nestor Gomes

 

Um imóvel possui área total de 390,20 metros quadrados, sendo 559 m² de área construída, tendo já abrigado o Fórum Desembargador Santos Neves. O outro, de três pavimentos, já abrigou o Banestes e a própria Prefeitura, tem área de 861,10 metros quadrados, com edificação medindo 858,43 m² e estacionamento.

 

MELHOR ACESSO

Ao requerer a cessão dos prédios, o presidente Paulo Fundão realçou que o novo endereço oportunizará à população mais facilidade no acesso à Câmara Municipal, “auxiliando os trabalhos de fiscalização e elaboração de políticas públicas, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de São Mateus”.

Paralelamente, a localização naquele trecho da Avenida Jones pode reaquecer o comércio no entorno. “Sabemos que todo prédio público traz uma grande movimentação de pessoas”, completa Paulo Fundão.

Na justificativa do Projeto de Lei, o prefeito em exercício reforça essa argumentação, ressaltando ainda a preservação dos imóveis públicos com o uso pelo Poder Legislativo.

Leia também:   Harpia representará o norte do Estado no Campeonato Capixaba Feminino de futebol

 

SEDES DA CÂMARA

Abrigada atualmente em dois anexos do complexo da Suzano no Bairro Santo Antônio, junto com o Senai, a Câmara de São Mateus já funcionou, em sua história recente, em endereços nas praças São Benedito (salão sobre uma farmácia) e São Mateus (onde hoje está o Museu Municipal) e no Sítio Histórico Porto (prédio em que atualmente está o Teatro Largo do Chafariz).

 

Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here