Apesar de ainda não registrar nenhum chamado de emergência, o Corpo de Bombeiros está em alerta e de prontidão, conforme destacou o major Cristiano Sartório na tarde deste sábado. Comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros em São Mateus, ele disse que está monitorando os principais órgãos de meteorologia e em contato constante com as equipes.

O major orienta as pessoas a evitarem pegar a estrada e se possível, deixar locais de risco de queda de encosta e passível de alagamentos.

No entanto, o comandante afirma que, se a chuva continuar no ritmo das últimas horas, não há risco de graves problemas no Município. Mas adianta que o melhor é ficar em alerta por se tratar de previsões. “Depende da natureza”, complementa.

De acordo com o major Sartório, a previsão é que ocorram chuvas expressivas a partir da madrugada deste domingo (25) até segunda-feira (26).

Em Nova Venécia, o Corpo de Bombeiros também emitiu alerta para a população informando que as equipes estão de prontidão, inclusive com militares das equipes especializadas, como K9 e de desastres, “de sobreaviso”.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

INSTITUTOS

Em alerta conjunto dos institutos Inmet, Cemaden, Inpe, Cenad e Serviço Geológico do Brasil, a Defesa Civil Nacional afirma que há previsão de chuvas intensas e altos acumulados de para áreas no Sudeste e no Nordeste. A condição climática está associada à formação de um sistema ciclônico no oceano, próximo à costa do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

“Além deste padrão, o deslocamento de um sistema frontal a partir de domingo traz condições para temporais com chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo”, afirma.

VOLUME DE CHUVA

São esperadas chuvas superiores a 50mm entre este sábado e domingo. Em algumas localidades compreendidas entre o centro-leste de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia, o acumulado de chuva em 24h pode atingir 100mm.

A partir de domingo até segunda, um sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão deve atingir o sul do País, Argentina e Uruguai e intensificar as condições para chuvas fortes e tempestades localizadas com queda de granizo sobre o estado gaúcho.

Leia também:   Semana com tempo seco e quente no Sudeste

A Defesa Civil Nacional alerta ainda que as chuvas fortes serão acompanhadas de rajadas de vento próximos a 80 km/h em algumas áreas. Este sistema terá rápido deslocamento sobre o Rio Grande do Sul e ainda segunda-feira haverá possibilidade de temporais com queda de granizo atingirem também, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, o oeste e sul de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here