O Batalhão da Polícia Militar de São Mateus já está com os preparativos para a próxima turma do curso de patrulhamento em áreas de alto risco, ministrado pelo Batalhão de Missões Especiais de Vitória. As informações foram passadas à Reportagem na manhã desta quinta-feira (29) pelo comandante do 13º BPM, tenente-coronel Jefson Coelho Correia, durante a cerimônia de entrega de certificados para a primeira turma.

A formação começou no dia 12 de dezembro. “Esse é o primeiro curso de patrulhamento em áreas de alto risco realizado no norte do Estado. É um curso que estávamos tentando fazer com que ele acontecesse aqui na área de São Mateus há bastante tempo” – ressalta o tenente-coronel Jefson Coelho Correia.

De acordo com ele, dos 40 militares que se inscreveram, 29 concluíram o treinamento. “Tem um desgaste físico e psicológico muito pesado, mas dá uma condição muito forte para o policial poder atuar frente há algumas situações de risco que acontecem no interior do Estado. Às vezes, quem trabalha na Grande Vitória, pensa que no interior não tem dificuldades. Aqui tem muito confronto com bandido atirando em viaturas por exemplo. Mas o policial cada vez mais busca por treinamento e equipamentos” – frisa.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

O comandante detalha que foram capacitados militares de São Mateus, Linhares, Nova Venécia, Pinheiros e Jaguaré. “Essa formação faz com que tenhamos uma tropa mais bem formada e treinada para atuar tanto no enfrentamento ao crime como também para repassar o conhecimento para novos cursos” – enfatiza.

 

Nova turma entre abril e maio

Leia também:   Mateenses entusiasmados para o duelo Galo e Flu no Estado

O tenente-coronel Jefson Coelho prevê que uma nova turma deve começar os treinamentos entre abril e maio. “No curso, foi feita capacitação em combate noturno, contra emboscada e outros treinamentos para que o policial tenha condição de atuar tecnicamente para resguardar a segurança da sociedade e a própria segurança. Nós temos fuzis, metralhadoras, submetralhadoras e outros armamentos que são justamente para o policial ter condição de atuar firme no enfrentamento quando necessário” – destaca.

Na avaliação do tenente-coronel, a primeira turma foi excepcional. “O resultado foi muito bom. Os instrutores deram conhecimento muito aprofundado, o que resultou numa formação muito técnica e boa” – frisa.

 

CERIMÔNIA

Além do comandante e militares que se formaram, acompanhados de familiares e amigos, também estiveram presentes na cerimônia de conclusão do curso o subcomandante do 13° Batalhão, major Ronaldo Raimondi, o chefe da divisão operacional major Marcos Vidigal, o comandante da 18ª Companhia Independente da PM de Jaguaré, major Thiago Borba, e o capitão Bergamin, que foi o mestre de cerimônias da formação.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

Entre os formandos, destaque para os soldados Lênon Cesar Senna Mattos, que se formou em primeiro lugar na turma, além de Hulda Silva de Oliveira, em segundo, e Anderson de Oliveira Merlo, em terceiro.

 

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here