Com o advento da era da tecnologia, os criminosos estão cada vez mais audaciosos. Um morador de São Mateus procurou a Reportagem para relatar que foi alvo de tentativa de golpe, iniciada com interceptação de e-mail para que o criminoso conseguisse fraudar boletos. Caso a vítima efetuasse o pagamento, o dinheiro não chegaria para a loja onde comprou, mas, sim, para o fraudador.
Conforme o mateense, que pediu para o nome não ser publicado, ele recebeu boletos normais da loja em que fez compras e encaminhou por e-mail para a secretária dele fazer os agendamentos de pagamento. No entanto, um e-mail chegou para a secretária dele após 15 dias de ter enviado, fato que o fez estranhar.
Ao imprimir os boletos, ele conferiu os valores e liberou para pagamento por aplicativo de banco. No entanto, percebeu, ao acessar o QR Code, que o banco que iria receber não era o mesmo que constava no boleto. A cobrança estava com o timbre do banco do boleto original, mas o código de barra constava como sendo de outra instituição bancária. “A gente iria pagar o dinheiro ao criminoso e não para a loja”, sustenta.
O morador de São Mateus disse ter ficado surpreendido com a tentativa de golpe. “Como ele interceptou o e-mail para impedir que ele chegasse à secretária e mandou outro e-mail como se eu estivesse mandado? O golpe de falsificar o boleto é velho, mas interceptar o e-mail, adulterar o boleto e enviar um outro e-mail, para mim é novidade”, frisa.
Consultor orienta a verificação de e-mail e atenção aos boletos
Consultor de Informática, Ricardo Hoffmann relata que já registrou caso com clientes dele em golpes de boleto fraudado por meio e-mail, mas não no mesmo formato do informado à Reportagem pelo morador de São Mateus.
Segundo ele, por exemplo, uma loja enviou boleto e nota fiscal por e-mail para o cliente. Cinco dias antes de vencer, o fraudador enviou outro boleto, semelhante ao original, afirmando que havia um erro no cálculo de imposto e dizendo que era para a pessoa desconsiderar o e-mail anterior e pagar o boleto fraudado, inclusive dando desconto. “Aí a pessoa acaba pagando e o dinheiro vai para o fraudador e não para a loja”, salienta.
DIFÍCIL EVITAR
De acordo com o consultor de Informática, Ricardo Hoffmann, é difícil evitar essa interceptação de e-mail, principalmente se for de uma conta gratuita, onde não se consegue confirmar o nível de segurança. Sendo assim, frisa que e-mail pago é mais seguro, embora, mesmo assim, ainda possam ocorrer problemas.
Ricardo frisa que a opção mais simples para quem registrou o problema de interceptação é trocar de e-mail. Mas salienta que, principalmente quem tem endereço eletrônico antigo, pode gerar problemas no cotidiano, já que todas as pessoas do círculo de influência já possuem o contato antigo.
Sendo assim, orienta a pessoa a verificar as questões de segurança e identificar se o fraudador não fez encaminhamento automático, onde todo e-mail que enviar segue como cópia para o golpista. Ricardo também recomenda a troca da senha.
Outra situação que apontou é que algumas contas de e-mail possuem autenticação de dois fatores, com envio de mensagem por SMS para o celular da pessoa. Desta forma, ela autoriza a utilização. “Só aumenta o nível e segurança”, reforça.
Mas para garantir mesmo que não aconteça um golpe, o consultor entende que a pessoa deve se atentar às informações no boleto. “Sempre que for pagar, veja o código de barras. Os primeiros dígitos do código de barra é o número do banco. A pessoa tem que observar se o código bate com o número do banco. Se for errado, o boleto está fraudado” – afirma.
POLÍCIA CIVIL
A Reportagem acionou a Polícia Civil sobre registros de tentativa de golpe semelhante à sofrida pelo morador de São Mateus e se há investigação sobre esse tipo de fraude e quais as orientações. Até o fechamento desta matéria não foi registrada resposta à demanda.
Foto do destaque: Marcello Casal Jr-ABr/Divulgação