A balneabilidade das praias da área central de Guriri, que já vinha sendo classificada como excelente, melhorou ainda mais no novo estudo feito pelo laboratório do Departamento de Ciências Naturais (DCN) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). As coletas para o teste foram feitas no dia 1º de fevereiro em dois pontos no lado sul, dois no lado norte e um quinto ponto na área central da Praia de Guriri.

De acordo com os testes, em todos os pontos coletados, o valor que define a balneabilidade, que é abaixo de 200 unidades formadoras de colônia (UFC) por 100 mililitros de água, ficou inferior a 80, que é a quantidade mínima que o exame consegue detectar. Com isso, a balneabilidade das praias de Guriri seguem classificadas como excelente, próprias para banho.

Carnaval, Sol, praia e a balneabilidade de Guriri continua excelente, segundo estudo feito pelo Ceunes.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

“E nesse período em que tivemos muita chuva, ainda assim conseguimos obter uma balneabilidade excelente por não houve cheia dos rios, que é um fator que pode influenciar na contaminação da água, por exemplo”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada. Um índice desse numa praia urbana, como Guriri, é para comemorar” – reforça.

 

CONSCIENTIZAÇÃO

Ainda de acordo com o secretário, também é feito um trabalho de conscientização junto a banhistas e turistas para que evitem deixar lixo nas praias. “Apesar dessa consciência ainda ser de poucos, mas temos evitado que as pessoas levem cachorros ou deixem fraudas nas areias”, frisa.

Segundo ele, fraudas sujas e fezes de cachorros são os que mais contaminam as águas da praia.

 

ESTUDO

De acordo com o estudo, considerando os critérios de balneabilidade definidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), no dia da amostragem, 1º de fevereiro de 2024, entre 12h30 e 13h10, não foram constatados acúmulos ou intensa floração de algas, nem a presença de manchas de óleo nas proximidades dos pontos amostrais.

Além disso, os parâmetros avaliados nas cinco amostras de água marinha analisadas apresentaram valores de coliformes termotolerantes (CT) e Escherichia Coli inferiores aos limites para o enquadramento como imprópria. Assim, considera-se que a praia está própria para o banho e recreação.

Nos testes anteriores, no dia 16 de dezembro, os índices também ficaram todos abaixo de 80. No dia 8 de janeiro, houve leves alterações, num ponto no lado sul e outro no lado norte, mas ainda assim dentro da classificação de balneabilidade excelente.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here