Pedidos por expansão do Cerco Inteligente e retorno do videomonitoramento, além de combate contra roubos no comércio, foram realizados durante a audiência pública realizada pela Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizada da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Danilo Bahiense na noite desta quinta-feira (30), no Sesc, em São Mateus.

Além de São Mateus, também participaram representantes dos municípios de Conceição da Barra, Pedro Canário, Jaguaré e Vila Valério foram o cerne do evento.
A promotora de Justiça Olga Maria Tedoldi Spalenza Rosa, que atua em São Mateus, destacou a necessidade de aprimorar a tecnologia e reforçar o videomonitoramento, que tem tido problemas no município. “As câmeras são os nossos olhos, servem para vigilância e precisamos delas funcionando. Outro ponto é que o Cerco Inteligente está somente nas rodovias e, em um município tão grande, e precisaria estar dentro da cidade”, ponderou.

Também promotor de Justiça atuante na região, Márcio Augusto Gonçalves Cardoso frisou que é preciso investir na assistência social e potencializar os órgãos de proteção, como medidas para prevenção da criminalidade.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

Os crimes contra o patrimônio foram outro tema de abordagem pelos presentes. De acordo com dados apresentados durante a audiência, São Mateus, de janeiro a outubro, teve média de um roubo por dia a pessoa em via pública (332) e 245 furtos e roubos no comércio, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Quanto ao videomonitoramento, o deputado afirmou que irá enviar uma notificação para a reativação dos 82 equipamentos que estão sem funcionar para o Ministério Público Estadual e para a Prefeitura de São Mateus.

A Polícia Militar, por meio de seus representantes, explicou como realiza a sua atividade. Comandante do 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional (CPOR), o coronel Dal Col contou que houve melhor planejamento e inteligência para trabalhar com menor efetivo e garantir a ação mais eficiente.

Já o comandante do 13º Batalhão da PM, tenente-coronel Jefson Coelho, disse que militares têm atuado até em momentos de folga, por meio de Indenização Suplementar de Escala Operacional (Iseo), para fazer, por exemplo, patrulhamento rural.

Leia também:   Lojas e supermercados fechados no Dia do Trabalhador em São Mateus

Responsável pela Delegacia de Conceição da Barra, o delegado Roberto Fanti destacou que a participação da sociedade também é fundamental na elucidação de crimes e que há um problema crônico de falta de servidores, havendo a necessidade de recomposição dos quadros.

Bahiense afirmou que um relatório será realizado com os pedidos da audiência pública e que considerou a reunião bastante produtiva. (Com informações da assessoria parlamentar do deputado Danilo Bahiense)

Foto do destaque: Assessoria do Deputado Danilo Bahiense/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here