O diretor Marcelo Cruz dirige, novamente em São Mateus, a peça As Criadas, que terá estreia na próxima terça-feira (6), às 19h, no Galpão do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), que fica defronte aos prédios do Mestrado. Conforme mensagem enviada à Rede TC pelo diretor, o espetáculo é montado pelo Grupo Teatro Kaô e enfoca o papel de submissão exercido pelo proletariado, ilustrado pelas personagens das irmãs Clara e Solange. Marcelo Cruz explica que em 2001 a peça já montada e dirigida por ele, então pelo grupo VIII Dinastia. Na época, ele ainda atuou no papel da Madame.

Marcelo Cruz explica que o espetáculo traz a história de duas criadas que tramam matar a patroa. “Baseado no crime cometido pelas irmãs Papin, na França dos anos 1930, o autor retrata na trama o universo dos marginalizados. Do texto original, escrito em 1947, o grupo optou pela ausência na cena da personagem da Madame, que é apresentada como uma voz externa, ressaltando o delírio das duas serviçais, que ainda se submetem à inversão dos seus próprios papéis, como um ensaio do crime arquitetado. O teatro do absurdo é retratado na montagem através das marcações cênicas espelhadas e da metalinguagem utilizada pelos atores, que assumem o jogo teatral, utilizando o próprio texto como instrumento cênico e as falas como uma metáfora da subserviência e até mesmo da condição do artista” – detalha.

Leia também:   Homem foragido e investigado pela Polícia como membro do PCC é preso em São Mateus

Com tradução de Pontes de Paula Lima e Fernando Popofe, a peça tem no elenco Lucas Borghi e Marcelo Cruz, com os músicos Aline Oliveira, Iisamara Santos e Renan Fink. O figurino e a cenografia ficam por conta de Ellen Zouain e Marcelo Cruz, com visagismo de Ellen Zouain. A direção é Marcelo Cruz, com realização de Teatro Kaô, Projeto Encantos & Encontros e Laranja Seleta Produções.

O Grupo foi formado em setembro de 2014 por meio de uma oficina de teatro direcionada a graduandos de diferentes cursos, vinculada ao Projeto Encantos e Encontros do Ceunes, e conta atualmente com dez espetáculos no currículo. Entre 2014 e 2015, teve a direção de Shila Joaquim. A partir de dezembro de 2015, sob a direção de Marcelo Cruz, o grupo passou a visitar diferentes abordagens. Em outubro de 2016, o grupo estreou o espetáculo A coisa é fatal, de Bertolt Brecht.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here