Foi aprovado e segue para sansão do governador Renato Casagrande o projeto de lei que garante gratuidade do teste de covid-19 aos doadores de sangue no Espírito Santo. A votação aconteceu na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (29). O projeto foi aprovado por unanimidade.

Conforme o projeto de lei, o objetivo é contribuir com a solução de dois desafios atuais no Espírito Santo: aumentar o número de doadores de sangue e a quantidade de pessoas testadas para o novo coronavírus.

Após a regulamentação da lei, ao fazer a doação de sangue nos hemocentros e hemonúcleos, o doador terá direito ao exame de detecção de covid-19. No procedimento, a amostra de sangue será enviada ao Laboratório Central (Lacen) para a análise de detecção da doença, em até 48 horas após a coleta.

O envio dos resultados para os doadores deverá ser feito de forma sigilosa, preferencialmente por meio eletrônico, e caso o teste de detecção da covid-19 for positivo, a Secretaria Estadual de Saúde orientará o doador sobre os procedimentos de isolamento e tratamento necessários, informando ainda sobre a importância da doação do plasma trinta dias após a completa recuperação da doença para contribuir com o tratamento de outras pessoas.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

Segundo o levantamento da Ales, na rede particular, o valor do teste para a covid-19 gira em torno de R$ 200 e a inclusão do exame nas doações de sangue amplia o trabalho já realizado pelo Governo do Estado, com o Inquérito Sorológico.

Atualmente, nas unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), todo doador já tem o sangue testado e acesso aos exames sorológicos para Sífilis, Chagas, Hepatite B e C, HIV, HTLV I/II, NAT HCV e NAT HIV.

Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here