Segurados do INSS estão reclamando serem vítimas de descontos indevidos e sem autorização em seus benefícios. Uma aposentada mateense procurou a Rede TC de Comunicação para reclamar que teve o valor de R$ 59,95 descontado por débito automático da conta dela sem autorização, referente a um seguro que ela não conseguiu obter mais detalhes.

No Brasil, são comuns os relatos de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que nunca solicitaram o serviço e têm o desconto feito nos benefícios, conforme amplamente noticiado.

A aposentada, de 72 anos, moradora do Bairro Forno Velho (Cohab), disse que observou o desconto por débito automático no benefício dela no dia 29 de maio. Para a Reportagem, salientou que não havia autorizado nenhum desconto, nem por telefone, nem na agência bancária.

No Brasil, são comuns os relatos de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que nunca solicitaram o serviço e têm o desconto feito nos benefícios, conforme amplamente noticiado.
Foto: TC Digital

Ela ressalta que procurou a agência onde recebe o benefício, o Bradesco em São Mateus, em busca de informações. Segundo a aposentada, com o auxílio de uma filha, teve o valor do desconto devolvido para a conta dela.

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A aposentada disse ainda que o banco bloqueou a função de débito automático da conta. No entanto, o problema foi parcialmente resolvido. A segurada foi orientada por atendente na agência a procurar a empresa que fez a cobrança. Pelo extrato bancário, ela descobriu os contatos do agente cobrador.

De acordo com a filha da aposentada, o contato com a empresa ainda não havia sido bem sucedido até a tarde desta quarta-feira (7). Ela detalha que, desde quando procurou o banco, foram feitas sucessivas ligações para os números de telefone da empresa, a Paulista Serviços, mas mesmo assim não consegue ser atendida para solicitar o cancelamento do seguro.

 

BRADESCO

A Reportagem procurou a Assessoria de Imprensa do Bradesco em busca de informações sobre o desconto indevido e qual a orientação aos clientes quando isso acontece. No entanto, a assessoria do banco retornou solicitando dados pessoais da cliente e não deu os esclarecimentos. O problema tem sido relatado com frequência em todo o Brasil, conforme noticiado pelos órgãos de imprensa.

 

INSS

A Reportagem procurou também o INSS em busca de informações. Sem responder aos questionamentos, a comunicação do órgão federal no Espírito Santo afirmou que, “de modo geral, desconto em folha só ocorre com autorização do segurado, contudo, ao identificar algum desconto de sindicato ou associação que o segurado não reconheça, a orientação é que ele solicite a exclusão desse desconto pelo Meu INSS ou pelo telefone 135”.

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Conforme o INSS, caso o segurado identifique empréstimos consignados não solicitados em seu benefício deve acessar o site https://www.consumidor.gov.br/ e registrar a reclamação. “Este site é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor, Senacon, do Ministério da Justiça, que desde 2019 cuida deste tipo de situação. Cabe à Senacon determinar o cancelamento do empréstimo. No caso de denúncia de golpe, o INSS recomenda que a pessoa faça um boletim de ocorrência” – complementou.

 

PAULISTA SERVIÇOS

A Reportagem telefonou para os números 0800.878.2103 e 011.3299.2566, informados pelo atendente na agência do Bradesco em São Mateus para a aposentada e a filha dela como sendo da empresa Paulista Serviços –no site da empresa na internet constam os mesmos números para contato.

Porém, foi observado que o tempo de espera para o atendimento da ligação é muito longo, entre 30 minutos e até uma hora.

Ainda assim, quando o cliente se dispõe a esperar esse tempo, a ligação é encerrada ou a chamada indica que a linha está ocupada.

Um e-mail foi enviado pela Reportagem para o contato da empresa, mas até o fechamento dessa matéria, às 17h30 desta quarta-feira, ainda não havia sido respondido.

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Foto do destaque: TC Digital

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