Apresentar as principais contribuições do campus de São Mateus Instituto Federal do Espírito Santo na formação de mão de obra é um dos objetivos do trabalho apresentado por estudantes mateenses na 38ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec. A Feira começa nesta terça-feira (24) e prossegue até sexta (26) em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Os estudantes mateenses Soraia Pereira Carvalho e Guilherme Mengali Carvalho expõe o trabalho O papel do Ifes Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações na tarde desta segunda-feira, Guilherme afirmou que as principais contribuições do trabalho para a indústria regional são na área da formação de profissionais qualificados. Ele destaca que por meio do estudo foi possível levantar informações sobre como os profissionais formados pelo campus de São Mateus do Ifes estão inseridos no mercado de trabalho da região.

“Buscamos entender como é essa relação para ver se tem algum ponto que a gente pode trabalhar afim de melhorar a formação profissional na região” – frisa.

Os estudantes do campus de São Mateus do Ifes, Soraia Pereira Carvalho e Guilherme Mengali Carvalho chegaram ontem a Nova Hamburgo onde iniciam hoje a participação mateense na Mostratec, uma das maiores mostras científicas da América Latina e conta com representantes de 15 países.
Foto: Divulgação

Segundo Guilherme, na fase inicial do trabalho, foi realizada uma pesquisa para levantamento de dados sobre a indústria 4.0, que é considerada a quarta revolução industrial. “Elaboramos um questionário que foi enviado aos profissionais que se formaram no campus de São Mateus do Ifes e para as empresas da região que desempenham funções tecnológicas”, explica.

Leia também:   Aos 52 anos, mateense Joelma de Angeli é campeã estadual de fisiculturismo

O estudante ressalta que, diante das respostas, foi possível chegar à conclusão de a metodologia de ensino pode passar por algumas adequações. “Baseando-se nas demandas das empresas da região e pela experiência profissional relatada pelos ex-alunos, vê-se uma insatisfação com a qualificação profissional ofertada perante às novas tecnologias da indústria 4.0”, sustenta.

 

INTEGRAÇÃO

Na avaliação do estudante Guilherme Mengali, o campus de São Mateus do Ifes pode trazer como solução uma maior integração entre o Instituto e as empresas da região, ofertando cursos em parceria com a intenção de amenizar o déficit na mão de obra especializada.

Entretanto, ele entende a instituição é uma das principais fontes públicas de qualificação e formação de jovens para o mercado de trabalho.

 

Contribuição estudantil

Soraia Pereira Carvalho, de 19 anos, destaca que outro objetivo do trabalho apresentado na Mostratec é contribuir para a melhoria das políticas públicas, do Ifes em especial. “Conseguir ajudar um instituto que nos acolheu nessa jornada do [ensino] técnico integrado é muito interessante. Espero que o trabalho contribua não só para a indústria regional, mas para o Instituto. Que possa melhorar a forma de ensino para que mais pessoas sejam acolhidas como nós fomos” – enfatiza.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Sobre a participação na Mostratec, Soraia ressalta a importância da experiência. “Tem mais de 15 países representados. Assim é possível ter uma noção do quanto a ciência é importante. A gente fala de ciências, mas nunca vê ela de perto e aqui tem várias áreas como Biologia, Ciências, História. É muito enriquecedor poder ouvir sobre ciência, fazer ciência e ver outras pessoas fazendo. É inexplicável” – complementa.

 

Cerimônia de premiação acontece na sexta-feira

A Mostratec realiza na sexta-feira (27) a cerimônia de premiação. Os estudantes mateenses Soraia e Guilherme chegaram a Nova Hamburgo nesta segunda-feira (23) acompanhados do coordenador da Feira de Ciências e Inovação Capixaba, a Fecinc, Tiago Maduro.

Segundo Tiago, é a Fecinc que oportuniza a participação dos alunos em outras feiras maiores. “Somente neste ano, eles [estudantes capixabas] já participaram da Febrace [Feira Brasileira de Ciência e Engenharia], da Mostra Nacional de Feiras de Ciências, em Brasília, e agora estão na Mostratec” – vibra.

“É muito importante para o Ifes ter os alunos participando de eventos como esses. Temos projetos científicos em todos os campi do Estado e é importante que a ciência produzida por esses alunos seja divulgada. É uma forma deles exercitarem ainda mais um ponto muito importante, que é publicar e divulgar a ciência. Dessa forma, a gente consegue mostrar também como temos feito uma educação de qualidade integrando ensino, pesquisa e extensão” – frisa.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

De acordo com Tiago, essa não é a primeira vez que o Ifes São Mateus participa da Mostratec. Ele lembra de uma participação em 2012. Com o retorno nesta edição, espera que o Estado, a partir de agora, tenha representantes todos os anos.

“A nossa expectativa é que os alunos desenvolvam ainda mais. O papel das feiras de ciência é fazer com que jovens talentos apareçam para a ciência e percebam como podem participar do meio e ingressar numa carreia profissional” – complementa.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here