Estudantes do campus de São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão em São Paulo participando da 25ª competição SAE Brasil Aerodesign. Os mateenses participam desta competição desde 2019. O objetivo é desafiar estudantes de engenharia a demonstrarem suas habilidades e conhecimentos de aeronáutica através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

O SAE Brasil teve início quinta-feira (2) e segue até domingo (5) em São josé dos Campos, São Paulo. O campus de São Mateus do Ifes participa com outras 55 equipes.

O professor Walber Ronconi dos Santos acompanha os 25 estudantes juntamente com o coordenador do projeto, o também professor Arthur Maioli. Ele relata que a equipe foi fundada em 2015 A cada ano, segundo Walber, é necessária a construção de um novo modelo por conta da mudança nas regras do evento.

“O modelo desse ano tem dois metros e meio de envergadura, de uma ponta da asa a outra, e um metro e vinte centímetros de comprimento, da ponta da frente até a ponta da calda” – detalha.

Leia também:   Aos 52 anos, mateense Joelma de Angeli é campeã estadual de fisiculturismo

“São 56 equipes de instituições federais e universidades, do Brasil inteiro que estamos competindo e de fora também. Tem uma equipe do México e uma equipe da Suécia este ano. Com base no que a gente já teve de resultados nos últimos anos, vamos tentar chegar entre os dez primeiros. É o nosso ideal. Está bem competitivo” – complementa.

O diretor do campus do Ifes, Eros Spalla destaca que a equipe de São Mateus é formada por estudantes de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. “Eles já foram para a competição com o voo validado. A tarefa dos alunos é fazer um avião controlado por controle remoto, radiofrequência. Devem passar por algumas etapas, como por exemplo, voar, com pesos variados, entre dois e quatro quilos, e fazer determinadas manobras” – frisa.

 

COMPETIÇÃO

O programa Competição SAE Brasil AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Leia também:   Adolescente portando maconha é apreendido pela PM neste domingo em São Mateus

A competição é composta por três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma delas. De maneira geral, a categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Advanced e Micro dão maior liberdade de projeto às equipes.

As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: competição de projeto e competição de voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here