O vereador Adeci de Sena afirmou durante sessão na Câmara de São Mateus na terça-feira (14) que as localidades de Barra Nova e Barra Seca, no litoral sul mateense, estão novamente enfrentando problemas com erosão marinha. De acordo com ele, o problema é recorrente e acontece todos os anos por causa da mudança das marés no mês de março.

“Quando [a maré] muda nessa época do ano, a boca da barra fecha pelo lado sul e abre do lado norte, comprometendo casas. As águas cavam os barrancos jogando areia para dentro do rio que vai em direção às comunidades do Nativo, Gameleira, Campo Grande e Sítio da Ponta. A areia é arrancada das margens na encosta da boca de barra, tanto no lado sul quanto do lado norte” – detalha.

De acordo com Adeci, a situação traz prejuízos para a economia local. “O pescador e a pescadora ficam sem condições de trabalhar porque fecha os canais, os barcos não têm condições de sair para pescar. Tem também o lado do turismo, com barcos de arremessos de tarrafa, que fazem a pesca de curtição de fim de semana. Com o barranco indo para o leito do rio, o acesso fica fechado” – frisa o vereador.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

Ele entende que é preciso realizar um estudo de qualidade no local para posteriormente fazer uma contenção com pedras. “Tem que aprofundar a boca da barra, aprofundar o leito do rio. Fazer igual em Jacaraípe, Conceição da Barra, Regência. Dar profundidade para que a areia não entre na boca da barra e o rio não afete as casas dos moradores” – enfatiza.

Adeci ressalta ainda que está conversando com o prefeito Daniel Santana e as secretarias de Agricultura e Pesca em busca de solução para o problema. “Eles já estão preocupados e encaminhando uma solicitação pedindo apoio aos governos do Estado e Federal” – reforça.

De acordo com o vereador, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura (Seag), deve apoiar o Município na reivindicação junto ao Ministério da Pesca, que foi reativado pelo presidente Lula, para ajudar nas obras que precisam ser feitas no litoral sul mateense.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

 

PREFEITURA

A Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura informou que já está mantendo reuniões com representantes das duas comunidades em busca de solução definitiva para o problema.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Paloma Pancieri, disse à Reportagem que a pasta auxilia com maquinário e inclusive, no momento, algumas máquinas já estão disponíveis em Barra Nova norte.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here