A vacinação de cães e gatos com idade a partir de três meses e que não estejam adoentados começou em São Mateus na segunda-feira (21) e se estende até o dia 15 de outubro. A vacinação antirrábica está sendo realizada nas zonas urbana e rural, de acordo com o cronograma montado pela Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde.

Referência técnica municipal, a médica veterinária Andrea Pariz destaca que o Dia D da campanha, ou seja, o mutirão de vacinação, está programado para acontecer em 30 de setembro, um sábado. De acordo com ela, as ações ocorrerão em quatro pontos da cidade.

“Neste dia, estaremos atendendo a população das 8h às 16h em Guriri, na Igreja São Daniel Comboni e no estacionamento do Supermercado Santo Antônio, no Centro de Vivência Amélia Boroto, no Bairro Carapina, e também na base da Vigilância Ambiental, no Bairro Santo Antônio” – detalha.

Segundo ela, os demais bairros e as comunidades rurais estão sendo visitados pelas equipes para que os animais sejam vacinados. Ela ressalta que na base da Vigilância Ambiental, a vacinação é realizada de terça a quinta-feira, das 8h às 12h. A base está localizada no Bairro Santo Antônio, na Avenida Dom José Dalvit, defronte à Igreja Batista do Calvário. “O ponto fixo funciona até o final de setembro, podendo se estender até o fim de outubro, se necessário”, registra.

Leia também:   Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Segundo Andrea, a vacina é gratuita e caso os tutores tenham outras dúvidas podem entrar em contanto com a Vigilância Ambiental pelo telefone (27) 99754-2162 ou pelo e-mail [email protected].

 

ANIMAIS DE RUA

Andrea Pariz explica que os animais em situação de rua também recebem a vacina. No entanto, ela explica que isso ocorre quando alguma pessoa voluntária consegue socializar o suficiente para realizar a contenção do animal. “O mesmo ocorre com felinos de vida livre”, aponta.

“Os animais que acompanham pessoas em situação de rua também recebem a vacina, desde que o tutor permita que o animal seja vacinado. Neste ano será feita uma operação em caráter especial nos campi do Ifes e do Ceunes para imunizar os animais comunitários residentes naquela região da cidade [Bairro Litorêneo e condomínios Villages]” – salienta.

A veterinária Andrea Pariz ressalta que o Dia D de Vacinação Antirrábica em São Mateus será em 30 de setembro.
Foto: Divulgação

Ela enfatiza que também serão atendidos todos os protetores de animais, ou seja, os lares temporários e os animais que estão acolhidos na Ong Vipa. “Pessoas idosas ou com necessidades especiais que possuem animais em casa e têm dificuldades de locomoção precisam entrar em contato com a Vigilância Ambiental para agendar o atendimento na residência” – complementa a médica.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

 

Foto do destaque: Arquivo TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here