Por
Renato Casagrande
Governador do Espírito Santo

Segunda povoação mais antiga do Espírito Santo e oitava do Brasil, São Mateus está completando 475 anos. E se nessa longa caminhada através dos séculos amargou alguns períodos de abandono e perdeu partes do seu território para a formação de outros municípios, como Conceição da Barra, Nova Venécia e Boa Esperança, hoje tem novos e bons motivos para comemorar. Afinal, o Município volta a ocupar posição de destaque no mapa dos investimentos estaduais, com a definição de vários e importantes convênios firmados com a Prefeitura Municipal para a aquisição de equipamentos, melhoria dos serviços públicos e execução de obras diversas.

Em nosso primeiro mandato à frente do Governo Estadual, entre 2011 e 2014, investimos um total de R$ 238 milhões na realização de projetos e obras distribuídos pelos mais diferentes setores. Agora, com a retomada do processo de desenvolvimento econômico e social do Estado, o Município volta a ser tratado com a responsabilidade e o carinho que merece. Já demos ordem de serviço para a construção de duas novas pontes na rodovia que liga a sede ao balneário de Guriri e autorizamos os serviços de reforma e duplicação das pontes existentes. Além disso, vamos construir um viaduto com quarenta metros de extensão no encontro dessa rodovia com a ES-315, conhecida como Estrada do Nativo, que está sendo ampliada e pavimentada no trecho de 25,5 quilômetros entre São Mateus e Patrimônio do Dilô.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

Em recente visita, assinamos convênios para a realização de várias obras de urbanização na sede e nos distritos. E trabalhamos agora nos projetos de ampliação do Hospital Maternidade São Mateus e na implantação do novo Hospital Roberto Arnizaut Silvares. São apenas alguns dos investimentos já autorizados ou planejados para esse Município com tanta história e tantas potencialidades. Mas há outras iniciativas importantes em andamento, como a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional. Se em nosso mandato anterior conseguimos atrair grandes empresas para São Mateus, como a Oxford, a Agrale e a Marcopolo, teremos agora, com a implantação desse plano, um guia seguro para orientar os investimentos públicos e privados, ampliando e diversificando as oportunidades de crescimento econômico e social de toda a região.

Fundado em 1544, o povoado do Cricaré foi rebatizado com o nome de São Mateus pelo Padre José de Anchieta, em 1566. Mas teve que esperar quase 200 anos para ser elevado à categoria de Vila, em 1764, e mais 84 anos até alcançar a classificação de Município. As oportunidades de crescimento e afirmação econômica desperdiçadas nesse longo percurso de espera já não podem ser resgatadas. Porém, cabe a nós, agora, nos empenharmos em projetar um novo futuro, com desenvolvimento sustentável, modernização urbana e qualidade de vida ao alcance de todos os moradores. É o que estamos fazendo com os investimentos em execução e os projetos já definidos para o Município. E é assim que dizemos: parabéns, São Mateus!

Leia também:   PM apreende crack, maconha e dinheiro em Pedro Canário
O Porto foi o ponto de partida para colonização de São Mateus -Foto: Altis Imagens/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here