De férias no Brasil, enquanto se recupera de uma lesão no cotovelo esquerdo, o atleta internacional Yamaguchi Falcão aproveita para visitar amigos e familiares no Espírito Santo. Ele é da família Falcão, que já produziu vários atletas para o boxe, projetando o Estado capixaba entre os melhores do país. Na tarde desta quinta-feira, 29-06, Yamaguchi visitou o deputado Torino Marques, vice-presidente da Comissão de Turismo e Desportos da Assembleia Legislativa. A visita teve, também, um caráter profissional.

Ele veio propor ao deputado que defenda junto ao Governo do Estado a ideia de construir um Ginásio de Esportes que congregue as atividades esportivas afins, e que ao mesmo tempo sirva de referência nacional para grandes competições e sirva como instrumento de formação e incentivo para as novas gerações de atletas. Na visita, ele estava acompanhado do presidente Rômulo Pinheiro Corrêa, o “Agulha”, da Federação Espírito Santense de Boxe – Fesbox.

Experiência

Yamaguchi comentou sua própria experiência internacional como atleta. Há seis anos vive entre a Flórida-EUA, onde mora, e o Brasil. Disse que nesses seis anos desenvolveu-se consideravelmente, “pois o reconhecimento é mais rápido” – disse.

Leia também:   Polícia Científica do Espírito Santo realiza formatura de 20 novos profissionais

Aos 33 anos, ele já tem um filho nascido lá e, seguindo o exemplo do pai, sonha também vê-lo atleta. Touro Moreno, atualmente com 84 anos, encaminhou os filhos para o esporte: Yamaguchi, Esquiva, Estiva, Luciano e por último o sobrinho Yuri, agora com 19 anos – todos assinam o sobrenome Falcão.

Mesmo no mundo esportivo, poucos sabem que o sobrenome Falcão vem da matriarca Maria Olinda Falcão Gomes. Touro Moreno homenageou seus próprios mestres no esporte, batizando os filhos com seus nomes e, em especial o Mestre judoca Yamaguchi (morto em 1987). Foi ele quem o preparou para a grande luta com o Rei Zulu – nomes de destaque nos esportes há algumas décadas.

Títulos

“O Brasil surpreende pela qualidade e potencial de bons atletas, mas a gente vê que não têm oportunidade. Nos Estados Unidos, às vezes o atleta nem é tão bom tecnicamente, mas sempre é bem aproveitado. Essa é a principal diferença que a gente vê. Eu sei que lá são as empresas as grandes incentivadoras, mas aqui no Brasil vejo que os governos precisam criar mais condições, na forma de incentivos, para garantir a criação de estruturas e uma grande escola para formação de atletas” – comentou Yamaguchi.

Leia também:   Homem é preso por importunação sexual pela PRF na Serra

Títulos conquistados por Yamaguchi: Em 24 de julho 2021, São Paulo, o Título Brasileiro CNB, na Categoria: Cruzador; Em 21 de Agosto 2021, em São Paulo, o Título WBC Latino, o Título Feconsur WBC, o Título ABF Continental e Categoria: Super Médio. Em 23 de outubro 2021, novamente em São Paulo, o Título Fedecaribe WBA, Categoria: Super médio.

Depois em 19 de fevereiro 2022, em Boston, Título WBC latino (defesa), Categoria: Super médio. Finalmente em 26 de março 2022 em Orlando, o Título NABA GOLD – WBA, na Categoria: Super Médio.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here