Com o início das aulas na rede municipal de São Mateus na segunda-feira (5), vem também a mudança de hábitos, horários, enfim, de toda a rotina. Em especial para os pequenos que vão ingressar na escola pela primeira vez. São crianças com idade a partir de dois anos e, conforme pontua a diretora do Ceim Lar da Criança, a educadora Ana Maria de Oliveira Pestana, a adaptação escolar é um desafio para pais, alunos e professores.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, ela explica o que pode e o que deve ser evitado no dia-a-dia escolar, citando como exemplo o Ceim em que trabalha, no Bairro Santa Teresa (Ponte). “Para cada idade, um material diferente. Alguns têm cadernos, pasta com atividades. Para os menores, o caderno de bilhete que fará a comunicação entre os pais e a escola é muito importante” – afirma.

“Merenda não pode, a escola oferta. Não é permitido levar, a não ser que a escola peça um lanche coletivo. Mas no dia-a-dia não é necessário. Quando a criança tem restrição alimentar, o que deve ser identificado no ato da matrícula, é solicitado aos pais e responsáveis um laudo da nutricionista porque para essa criança será preparado um cardápio especial. Algumas, por exemplo, têm alergia a leite, a alguma fruta. Mesmo nesses casos, não precisa enviar alimentos. A direção do Ceim vai solicitar e a Secretaria Municipal de Educação envia a alimentação conforme a necessidade da criança” – detalha.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

Ana Maria afirma ainda que para as crianças com idade entre 2 e 3 anos, é importante ter um shampoo, uma toalha, além de roupa extra na mochila. As que ainda não fizeram o desfralde, devem levar fraldas para a troca se houver essa necessidade no período em que a criança permanecer na escola.

Brinquedos e uniforme

De acordo com Ana Maria, no centro de educação infantil, geralmente existe o Dia do Brinquedo, quando a criança pode escolher o preferido e levar para a escola naquele dia específico. “Os pais podem doar brinquedos para areia ou brinquedos pedagógicos. A escola já oferta, mas fica a critério dos pais se quiserem doar. Esses dias acontecem em especial nos Ceims que têm mais espaço para as crianças brincarem no parquinho” – enfatiza.

Em relação ao uniforme, Ana Maria pontua que é importantíssimo, “principalmente para a identificação do aluno”, mas não é obrigatório no Ceim. “A gente pede o uso do uniforme porque facilita para a escola e para os pais também e evita sujar as outras roupas da criança. Alguns pais não têm condições de adquirir o uniforme, mas sempre damos um jeito. Algumas famílias acabam doando o uniforme dos filhos que já saíram do Ceim e a gente repassa” – afirma.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

Dicas para a adaptação no primeiro dia

A educadora Ana Maria salienta que para os pais com crianças muito pequenas, que demonstram dificuldade e demora na adaptação em encarar o primeiro dia, a orientação é que retornem um pouco mais cedo na hora de buscar os filhos. “Em alguns casos, a gente liga para virem e permanecerem por um período na creche para que a criança possa ver que o pai ou a mãe estão por perto, mas isso é muito relativo. Alguns, mesmo os bem pequenos, dão tchau para os pais e acabou. No primeiro dia!” – enfatiza.

Ela relata que algumas crianças demoram mais tempo, uma ou duas semanas, até um mês, para se adaptarem ao ambiente escolar. Ressalta que cada criança tem a sua particularidade, especificidade. “Digo aos pais que se preocupam que isso é normal. Desistir da adaptação não é uma opção. A gente conversa e procura formas de ajudar” – garante.

De acordo com Ana Maria, o Ceim Lar da Criança desenvolveu para o mês de fevereiro, que segundo ela é um período de acolhida, atividades diferenciadas que vão proporcionar esse acolhimento às famílias e às crianças. “Como o brincar é intrínseco na educação infantil, desenvolvemos projetos com atividades focadas no brincar, favorecendo a acolhida no Ceim” – reforça.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here