A vice-governadora Jaqueline Moraes e a primeira-dama Virginia Casagrande se uniram para trazer ao Estado um projeto voltado para as mulheres vítimas de violência. É a mostra fotográfica Apolônias do Bem, um programa que retrata mulheres que tiveram a dentição afetada por agressões. A atividade acontece nesta sexta-feira (3), às 18h, com palestra de abertura com a autora do livro Mulher líder de si mesma, Gina Strozzi.

O objetivo é aumentar a participação de odontólogos nos projetos que acontecem no Estado. Hoje são 549 dentistas voluntários da Turma do Bem, atuando diretamente nas ações Dentistas do Bem e Apolônias do Bem. No Espírito Santo, o projeto teve início em 2014, nas cidades de Vitória e Vila Velha, por meio de uma parceria entre a Turma do Bem e o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), com o objetivo de atender dez mulheres integradas ao programa Botão do Pânico. Em 2016, o atendimento se estendeu a Marataízes, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Piúma, em parceria com o Ministério Público do Espirito Santo. Cerca de 20 mulheres já foram atendidas no Estado.

Desde 2012, quando começou a ser desenvolvido, o projeto Apolônias do Bem já garantiu atendimento a mais de mil mulheres cisgênero e transgênero de todo o Brasil. As beneficiárias são selecionadas por meio de triagens, passando por um rápido exame oral, não invasivo, e respondem ao OHIP (sigla em inglês, que significa Perfil de Impacto de Saúde Oral), uma ferramenta científica que mede o impacto da saúde bucal na qualidade de vida de uma pessoa.

Diante da muitos casos de agressão contra as mulheres, a vice-governadora e a primeira-dama, que é dentista aposentada, resolveram focar em dar visibilidade ao projeto no Espírito Santo, como forma de ampliar o tratamento integral e também gratuito às vítimas da violência doméstica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here