Por
Daniel Dias
AutoMotrix

Foto: Automotrix/Divulgação

Chega neste mês de abril às concessionárias Ford do Brasil a versão Storm (Tempestade) da picape média Ranger. O projeto foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, com produção na fábrica argentina de Pacheco. Com preço de R$ 150.990, a Ranger Storm vem para ocupar um novo espaço entre as versões intermediárias e a topo da linha, ampliando o leque dos consumidores.

Muito utilizada na F-150 –o veículo mais vendido nos Estados Unidos há muito tempo–, espera-se que a configuração entre de vez para o catálogo da Ranger no Brasil. A versão foi desenvolvida no Brasil, com testes nos Estados Unidos, na Tailândia e na Austrália, para garantir o desempenho e a durabilidade de todos os seus componentes. “A Ranger 2020 trouxe vários avanços, e os novos componentes da Storm foram concebidos com o mesmo cuidado, com foco na funcionalidade e no estilo para entregar tudo o que os clientes esperam de um produto de classe mundial”, explica Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da Plataforma Ranger na América do Sul.

Foto: Automotrix/Divulgação

A Storm é uma versão concebida totalmente afinada com o off-road, os esportes radicais e a aventura, combinando desempenho, estilo e equipamentos exclusivos. O modelo cabine dupla apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 como conceito teve grande aceitação pelo público na mostra paulistana.

Foto: Automotrix/Divulgação

A grade dianteira com o nome Storm em letras garrafais é a assinatura da nova picape, personalizada com faixas no capô e nas laterais, alargadores de para-lamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta, e lanternas com lentes escurecidas herdadas da série especial global Wildtrak. Conta ainda com dois acessórios especiais: o snorkel e a capota marítima, que serão dados como cortesia aos sessenta primeiros compradores da Storm.

REPUTAÇÃO OFF-ROAD

A Ranger desfruta de boa reputação no off-road. Com uma força de tração de até 5.950 quilos, a picape da Ford tem a maior capacidade de imersão da categoria, de até 80 centímetros. E a versão Storm leva esse desempenho a um nível ainda maior. Seu motor 3.2 Duratorq turbodiesel de cinco cilindros, com potência de 200 cavalos a 3 mil rotações por minuto e torque de 47,9 kgfm de 1.750 a 2.500 rpm, tem como característica a elasticidade e o alto torque em baixa rotação, acoplado à transmissão automática de 6 velocidades. O diferencial traseiro blocante, acionado por um botão no console, atua integrado com o sistema de tração 4×4, transferindo torque para a roda com maior aderência para compensar variações no piso e transpor obstáculos com eficiência e segurança.

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A Ranger é a única picape média vendida no Brasil equipada com sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga. Esses recursos fazem parte do sistema AdvanceTrac, que contribui para a dirigibilidade da picape tanto vazia quanto carregada, reunindo controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida e de oscilação de reboque, assistência de frenagem e luzes de emergência em paradas bruscas.

Foto: Automotrix/Divulgação

Outro diferencial da configuração Storm são os pneus Scorpion AT Plus. Feitos especialmente para a picape em parceria com a Pirelli, eles oferecem desempenho e durabilidade dentro da proposta de uso 60% fora-de-estrada e 40% no asfalto. Têm ainda mais de noventa parâmetros personalizados, para entregar o melhor desempenho na terra, lama, água, no cascalho, na pedra e no asfalto, com equilíbrio entre performance e conforto.

CONFORTO NA CABINE

A lista de equipamentos de série da Ranger Storm inclui direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia Sync 3 com tela de 8 polegadas, comandos de voz e conexão para Android Auto e Apple CarPlay, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, faróis de neblina, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas, vidros, travas e retrovisores elétricos, piloto automático, computador de bordo, chave canivete com controle remoto, capô com mola a gás e gancho para reboque com provisão elétrica.

Foto: Automotrix/Divulgação

Os itens de conveniência na cabine contam com ajuste de altura do volante, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, console com compartimento climatizado, central com porta-objetos e descansa-braço integrado e de teto com porta-óculos, desembaçador do vidro traseiro, três pontos de força 12V e porta-luvas com chave.

Ainda na parte de segurança, tem ganchos Isofix para cadeiras infantis, chave programável MyKey, cintos dianteiros com pré-tensionadores e regulagem de altura e aviso sonoro e luminoso de afivelamento.

LIDERANÇA NO MERCADO

A Ford reafirmou em 2019 a sua liderança mundial em picapes, com a venda de mais de 1,44 milhão de unidades dos modelos Série F e Ranger. A Série F continuou a ser a picape mais vendida do mundo, com 1.070.234 unidades, conforme a consultoria Focus2Move.

A Ranger também deu um reforço importante para o domínio global da marca no segmento, com um crescimento superior a 21% e mais de 373 mil unidades emplacadas.

Foto: Automotrix/Divulgação

O Brasil contribuiu para essa marca com mais de 22 mil unidades e a expectativa é continuar a avançar com a chegada da Storm. A nova versão da picape tem cinco anos de garantia e, segundo a Ford, baixo custo de posse, tanto nas revisões e seguro quanto no valor das peças e manutenção não programada.

A Storm é disponibilizada em sete cores: as sólidas Vermelho Bari e Branco Ártico, a metálica Prata Geada e as perolizadas Azul Belize, Vermelho Toscana, Cinza Moscou e Preto Gales, sempre combinadas com acessórios na cor preta.

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