A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou segunda-feira (23) e as vacinas da primeira das 14 remessas do Governo Federal esgotaram ainda na manhã desta terça-feira (24) em São Mateus. Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador registra que foram vacinadas 6.527 pessoas do público-alvo da primeira etapa, que inclui idosos com 60 anos acima e profissionais da área de saúde.

Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador. Foto: Wellington Prado/TC Digital

O secretário disse que a segunda remessa está sendo aguardada para chegar na noite de quinta-feira (26) e ser distribuída na sexta-feira (27).

Henrique Follador disse que a pandemia de coronavírus deixou as pessoas desesperadas e fez com que “procurassem de forma desordenada as unidades de saúde”. O fato provocou filas, como a registrada por tecenautas próxima da Igreja Luterana de Guriri, um ponto estratégico de vacinação.

O secretário esclarece que a vacina da campanha protege contra os vírus Influenza (H1N1, Influenza B e H3N2) e não contra o novo coronavírus. A campanha foi antecipada como forma de agilizar o processo de análise dos casos suspeitos do Covid-19.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus
Foto: Reprodução

Ele explica que, com a pessoa portando o comprovante de vacinação, caso apresente sintomas, os profissionais já descartam a possibilidade de ser Influenza.

Henrique Follador reitera que o público-alvo da primeira etapa pode ficar tranquilo, porque todos serão vacinados. Ele reforça que não há necessidade de correr para a vacinação, evitando assim as filas.

Ele adianta que o Município está preparando uma logística para que a vacinação também ocorra de forma domiciliar. Em alguns bairros, acontece em pontos estratégicos, com intuito de evitar aglomerações nas unidades de saúde.

OUTRAS DATAS

Outros grupos alvos da campanha já têm data para a vacinação: a partir do dia 16 abril – doentes crônicos, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento; a partir de dia 9 de maio – crianças de seis meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoa com deficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here