As equipes da Secretaria Municipal de Saúde fazem uma mobilização neste sábado (17) para intensificar a vacinação contra o sarampo no Município. De acordo com mensagem enviada à Rede TC na tarde desta sexta-feira (16), a ação acontecerá no Shopping São Mateus, no Centro, defronte à Praça Mesquita Neto, das 9h às 15h, e na Unidade de Saúde do Bairro Porto, das 7h30 às 15h.

“Podem ser vacinadas crianças a partir dos seis meses e adultos de até 49 anos de idade que ainda não tomaram a vacina”, afirma. Na quinta-feira, a ação ocorreu durante toda a tarde na Praça da Rodoviária, também no Centro. “A vacinação contra o sarampo vem sendo intensificada em virtude dos casos de suspeita da doença que estão sendo investigados no Estado”, complementa.

ESPÍRITO SANTO
A Secretaria Estadual de Saúde reforçou nesta a campanha de multivacinação em todos os 78 municípios capixabas. A meta para é vacinar o maior número de pessoas em um menor espaço de tempo. Nesta semana, a Sesa confirmou o primeiro caso de sarampo no Espírito Santo. “Os exames para confirmação da doença comprovaram que uma moradora de Cariacica, que esteve em São Paulo entre os dias 14 e 21 de julho, adoeceu na volta ao Estado”, afirmou a Assessoria de Comunicação da Secretaria.

Leia também:   Fake news prejudica vacinação contra a dengue no ES, afirma subsecretário estadual da Saúde

“No Espírito Santo não há casos confirmados com transmissão dentro do território desde o ano 2000. Em 2013, entretanto, houve um caso importado da doença que, devido às ações imediatas de vigilância, não desencadeou outros casos”, descreve a Sesa.

TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de 1 ano de idade e desnutridas, podendo levar à óbito.

Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento.

Quem já teve a doença não corre o risco de ser contaminado pelo vírus novamente. As complicações da doença são: otites, infecções respiratórias e doenças neurológicas, e em casos mais graves podem provocar a redução da capacidade mental, surdez, cegueira e retardo do crescimento. O período entre o contágio e o aparecimento do exantema (as manchas avermelhadas na pele) é entre 7 e 21 dias. Porém, a transmissão inicia-se 6 dias antes do exantema e se estende até o quarto dia após.

Leia também:   Fake news prejudica vacinação contra a dengue no ES, afirma subsecretário estadual da Saúde

A única forma de prevenção do sarampo é através da vacina contra a doença, que faz parte do calendário nacional de vacinação. A primeira dose é aplicada aos 12 meses de vida com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose é aplicada aos 15 meses na vacina tetra viral, que previne sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Quem tem 1 ano até 29 anos deve ter comprovadamente duas doses da vacina tríplice viral. Para a população entre 30 e 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral. Os trabalhadores da saúde, grupo de alto risco, devem ter duas doses da vacina tríplice viral, independente da faixa etária.

No atual cenário de risco epidemiológico o Ministério da Saúde indica que crianças de seis meses a menores de um ano de idade que residem ou vão se deslocar para municípios que apresentem surto de sarampo devem ser vacinadas contra a doença. Assim, no Espírito Santo, crianças que estão nesta faixa de idade e residem ou forem deslocadas para Cariacica, devem ser vacinadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here