Está chegando ao fim a 11ª edição da Semana Cultural Italiana em Jaguaré. Neste sábado (5) acontece a tradicional Tratorella, que era chamada pelos organizadores de carretella, mas pelo fato da participação de tratores, mudou de nome.

De acordo com uma das organizadoras da festa, Maria de Lourdes Bins, a Lurdinha, a Tratorella deste ano já tinha até ontem 45 famílias inscritas, ou seja, cada uma com um trator ornamentado com temas italianos. Ela considera este o “ponto alto da festa”. O desfile pela Avenida Nove de Agosto está marcado para iniciar às 17h.

Lurdinha ressalta que a Tratorella é o momento muito esperado pelos participantes, organizadores e apreciadores da festa, onde as famílias inscritas passam pelo centro da cidade em tratores distribuindo bebidas e alimentos. Além do uso de trajes típicos, os veículos são decorados com as cores da bandeira da Itália e com objetos antigos, usados pelos desbravadores de Jaguaré, como moedores de café e utensílios de cozinha.

Leia também:   Jovem é assassinado a tiros em São Mateus

“Sairemos pela Avenida Nove de Agosto passando em frente à Igreja Matriz São Cipriano até o final da via, de onde os tratores retornam para a Praça Nicolau Falchetto, área da festa”, detalha.

“O momento é acompanhado com carros de som, mini trio com a Rainha e as duas Princesas da festa e grupos de dança, os mesmos que se apresentam depois da Tratorella” – reforça. Lurdinha destaca ainda que os três grupos são de Santa Teresa, São Roque do Canaã e Aracruz. É um momento de muita alegria e muita música italiana”.

Conforme Lurdinha, a Associação Movimento Italiano em Jaguaré (Amitaj), realizadora da festa, está crescendo e conta com a ajuda de mais de 200 voluntários. “Entrei como voluntária para ajudar na organização da Tratorella. Gosto muito de festa e achava o momento bacana, mesmo com poucos tratores como era no começo. A cada ano cresce mais. Na Tratorella, hoje somos uma equipe de dez pessoas na organização” – enfatiza.

Após a Tratorella os grupos de dança se apresentam. Na área da festa, os participantes podem aproveitar as comidas e bebidas típicas, além de show com o Grupo Italiamo, que faz o encerramento da Semana Cultural Italiana, que teve início com missa no domingo (30 de julho).

Leia também:   Operação contra comércio ilegal de anabolizantes tem ação no Espírito Santo

 

Foto de destaque: Martins Fotografia/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here