A jovem Aquicilane Greicy dos Santos Correia, a Nani, passou nesta sexta-feira (20), em Belo Horizonte (MG), pela cirurgia de crioterapia com comparação de lâminas. O procedimento faz parte do tratamento de câncer melanoma conjuntivo, realizado apenas fora do Estado e não sendo ofertado pelo SUS. Por este motivo, a família realizou uma campanha e ingressou com ação na Justiça para garantir o tratamento.

Em mensagem à Rede TC, a mãe de Nani, Cirlei Ferreira, relatou que a cirurgia ficou em mais de R$ 30 mil, conseguida através da Justiça. A luta pelo tratamento de câncer para Nani foi noticiada pela Rede TC em abril e comoveu a população. A família chegou a realizar uma vaquinha, rifas e fazer produtos para vender e angariar recursos.

Em decisão liminar do dia 24 de maio, o 1º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública de São Mateus determinou que os secretários estadual e municipal de saúde, além da Superintendência Regional de Saúde, adotassem todos os meios necessários para garantir o tratamento contra um câncer raro de Nani. A campanha por Nani continuou e o período do trâmite até o procedimento realizado nesta sexta-feira (20) deixou Cirlei apreensiva, já que a filha começou a sentir dores no olho e na cabeça.

No início da noite, Cirlei relatou que “a conjuntiva ocular foi tomada em 80 por cento, havendo a possibilidade de retirada do olho”. Ela frisou que maiores detalhes só depois do resultado da biópsia, que deve ser apresentado em 10 dias. A mãe frisou que não poderia passar mais informações no momento que encaminhou a mensagem. A filha estava passando mal, com vômito e dor de cabeça, em decorrência do procedimento realizado ter sido profundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here